Árvore de Natal

significado árvore de NatalO significado árvore de natal remete para um dos símbolos mais tradicionais entre as culturas ocidentais e orientais. É um item indispensável nas celebrações natalinas em todo o mundo.

A árvore de natal pode ser natural, ou seja, um pinheiro arrancado da floresta e posto dentro de casa ou na frente desta, ou mesmo uma árvore artificial, que neste caso é feita de plástico e utiliza-se várias cores.

Pela tradição natalina em todas as partes do mundo as pessoas colocam a árvore em suas casas e enfeitam com outros símbolos natalinos, como as estrelas e as bolas.

A árvore natalina é representada, em especial, pelo pinheiro que é o símbolo da vida. Ela recebe este título porque dentre todas as árvores do mundo, consegue se manter sempre verde, independente da estação, em especial durante o inverno quando todas as árvores em seu redor perdem as folhas.

É comum dentro das culturas e independentes de algumas religiões as pessoas colocarem as árvores de natal e enfeitá-las.

É fato que é mais comum encontrarmos essa tradição entre os católicos sejam eles romanos ou ortodoxos, mas alguns protestantes, agnósticos e ateus também as utilizam.

Veremos a partir de agora o significado árvore de Natal e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Árvore de Natal

Origem

Muitos estudiosos dizem que foi Martinho Lutero quem estabeleceu o uso da árvore de Natal e que logo se tornou tradição cristã. Isto provavelmente teria acontecido na Alemanha no ano de 1530.

Sobre esta questão existe uma lenda. Esta história conta que Martinho Lutero estava a caminhar pela floresta e avistou um pinheiro coberto de neve.

Havia no céu muitas estrelas que refletiam maravilhosamente sobre o pinheiro e a neve. Diante daquela imagem tão magnífica, Lutero ficou maravilhado.

Ao chegar em casa comentou com seus familiares e logo procurou reproduzir toda aquela visão que acabara de ver.

Correu na floresta e pegou um pinheiro colocando-o dentro de casa. Sobre as folhas e os galhos colocou algodão de modo a simbolizar a neve.

Para a iluminação, utilizou de velas e outros objetos que representassem bem as estrelas e os seus brilhos.

Porém, não se sabe ao certo como de fato surgiu a árvore de natal, visto que outras histórias também dão conta de explicar o seu surgimento.

Uma segunda explicação diz que essas árvores, tais quais conhecemos atualmente, surgiram ao longo dos séculos XVI e XVIII, na Alemanha.

Após isso, já no século XIX, a árvore de natal chegou aos demais países da Europa e também ao continente americano, em especial nos Estados Unidos.

Destaca-se que no Brasil foi apenas no século XX que os cristãos passaram a utilizar as árvores natalinas como tradição do Natal.

Dia de Montar

Faz parte da tradição natalina o dia certo para montar a árvore de natal. Dentro da religião cristã, especial no cristianismo, a data para montar a árvore é sempre a partir do final do mês de novembro de cada ano.

É interessante destacar que nos Estados Unidos existe o que eles chamam de Dia de Ação de Graças. Esta é uma celebração que ocorre todos os anos sempre na quarta quinta-feira do mês de Novembro.

É após este dia que os estadunidenses começam a montar a árvore de natal colocando os seus enfeites e se preparando para as festas natalinas.

A tradição também diz que não se deve montar a árvore de uma única vez, mas fazendo a sua montagem aos poucos.

É válido ter em mente que a partir do dia 17 de Dezembro de todo ano as árvores de natal devem receber os seus últimos preparativos de modo a ficar completamente pronta para receber o dia 24 de Dezembro, que é a véspera do natal no ocidente.

Dia de Desmontar

Também é um ritual da tradição cristã o dia certo para desmontar a árvore. Assim, é no Dia de Reis, celebrado no dia 6 de Janeiro de cada ano que a árvore de natal deve ser desmontada.

O Dia de Reis simboliza os três Reis magos chegando à cidade de Belém para encontrar Jesus Cristo e o presentear.

É bem interessante destacar que existem superstições que envolvem o preparo da árvore de natal. Uma destas é que a árvore deve ser montada durante sete anos seguidos, caso quebre esta sequência, o ano seguinte será de muito azar.

Estrela

Um dos adereços da árvore de natal mais importantes é a estrela, e fica bem no topo da árvore significando a estrela de Belém que serviu como guia aos três Reis magos que buscavam o local onde Jesus Cristo havia nascido.

E então, já ficou a conhecer o significado árvore de Natal e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Cruz Invertida

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *