Bandeira do Brasil

significado bandeira do BrasilNa relação entre os países, a bandeira é o símbolo máximo que representa cada nação, sendo que na bandeira brasileira estas presentes as cores verde, amarela, azul e branca.

A formação da bandeira brasileira começa a partir de um retângulo na cor verde, que em seu centro possui um losango com a cor amarela. Dentro deste existe um círculo ou esfera pintada de azul. Por sua vez dentro do círculo existe uma faixa branca em que se ver escrito a frase “Ordem e Progresso”.

Dentro da esfera azul existem 27 estrelas e cada uma representa os 26 estados e o Distrito Federal, que são os entes políticos brasileiros.

Veremos a partir de agora o significado bandeira do Brasil e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Bandeira do Brasil

Criação

A criação da bandeira brasileira data do dia 19 de Setembro de 1822, quando então foi criada a bandeira do império nacional.

Com a Proclamação da República, foi criada uma nova bandeira com inspiração na anterior. Esta foi apresentada ao público na data de 19 de Novembro de 1889, através do Decreto nº 4 daquele ano.

O desenho atual tem como autoria a pessoa de Raimundo Teixeira Mendes cujo obteve apoio de mais três pessoas, a saber: Décio Villares, Miguel Lemos e Manuel Pereira Reis.

Significado das Cores

As cores da bandeira do Brasil são verde, amarelo, azul e branco, e cada qual possui um significado específico.

Historicamente essas cores indicavam as casas reais onde moravam a família de Dom Pedro I. Especificamente a cor verde era representativa da casa real dos Braganças, enquanto que a casa real dos Habsburgos era representada pela cor amarela.

Leia Mais >  Estrela

Com o passar do tempo, foram sendo atribuídos outros significados para as cores da bandeira do Brasil. Dessa forma, temos atualmente os seguintes significados:

  •  Verde, indicando as vastas florestas brasileiras, ou seja, todo o exuberante verde natural que existe neste país;
  •  Amarelo, como um símbolo de todas as riquezas nacionais;
  •  Azul, simboliza o azul celestial e a cor das águas dos numerosos e imensos rios brasileiros;
  •  Branco, é indicativa do desejo e busca pela paz;

Frase “Ordem e Progresso”

A frase “Ordem e Progresso” é vista dentro da faixa branca que existe no círculo de cor azul. Sua inspiração é nas ideias positivistas.

Foi o filósofo francês Augusto Comte que através de seus vários estudos criou a corrente chamada de positivismo, sendo a frase “Ordem e Progresso” de cunho positivista.

Estrelas

Nem sempre existiram 27 estrelas na bandeira do Brasil. É um fato histórico destacar que na primeira versão da bandeira brasileira existiam apenas 21 estrelas representativas de 21 estados existentes à época, que eram:

Amazonas, Mato Grosso, Pará, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Maranhão, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Goiás, Município da Corte e Sergipe.

É interessante destacar que na bandeira republicana e até o ano de 1992, existiam apenas 23 estrelas, representando os 23 estados existentes até então e que na data de 28 de maio de 1968 foi promulgado o decreto de Lei nº 5.443, que estabeleceu a obrigatoriedade de inserir na bandeira do Brasil uma nova estrela sempre que um novo estado for criado.

Leia Mais >  Símbolos de Força

Dessa forma, foi somente no dia 11 de maio de 1992, após a inclusão de quatro estados brasileiros – Rondônia, Tocantins, Amapá e Roraima – que a bandeira passou a ter a sua configuração atual.

Fica fácil entender que cada estrela da bandeira é representativa de um estado brasileiro. E se observarmos bem elas possuem tamanhos diferentes.

Esses tamanhos ficaram estabelecidos com base na visão que se tinha do céu da cidade do Rio de Janeiro na noite do dia 19 de Novembro de 1889.

Também se destaca uma estrela que fica acima da faixa branca. Esta indica o estado do Pará, e está naquela posição porque este era o maior território existente no Brasil e que estava próximo à faixa do Equador.

Dia da Bandeira

É na data de 19 de Novembro de todos os anos que se comemora o dia da bandeira do Brasil e isto é feito em alusão ao dia em que se instituiu a bandeira da república como o símbolo nacional e soberano brasileiro frente aos demais países.

Apesar de ser uma data de grande significância para o povo brasileiro, ainda assim ela não se tornou um feriado nacional.

E então, já ficou a conhecer o significado bandeira do Brasil e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *