Elefante

significado elefanteO elefante é um grande animal e que para ele foi dada muitas simbologias nas mais diversas culturas em que este é conhecido. Sabe-se que os seus significados variam muito entre uma e outra cultura.

De modo geral o significado elefante é um símbolo da memória, do poder, da força, da determinação, da persistência, da sabedoria, da solidariedade, do companheirismo, da longevidade e da paz.

Veremos a partir de agora o significado elefantei e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Elefante

Ciência

Para a ciência, o elefante é um grande animal mamífero que vive na terra e pertence ao grupo dos proboscídeos. Esse nome remete para os seres vivos que possuem o nariz com a forma de tromba.

É um animal grande em tamanho e peso. Possui dentes incisivos feitos de marfim que se sobressaem de sua boca.

Sua existência é restrita aos continentes asiático e africano como veremos com mais explicações no próximo item.

Elefantes Asiáticos e Africanos

No mundo existem apenas duas espécies de elefantes que são as africanas e as asiáticas. No caso da primeira espécie, ela está ameaçada de extinção devido à caça predatória.

Caçadores no continente tem dizimado grandes levas de elefantes africanos simplesmente para obter os seus dentes que são feitos de marfim.

Com o marfim em mãos eles vendem para outros países por preços elevadíssimos. Apesar disso, o comércio de marfim é proibido, mas na África tem sido difícil manter esta proibição.

Ainda dentro da espécie africana, existe a distinção entre os elefantes encontrados na savana daqueles encontrados na floresta.

A outra espécie é a asiática e esta possui orelhas menores que os elefantes africanos. Outro detalhe é que apenas o macho possui dentes de marfim.

O conhecido elefante branco é uma espécie de elefante asiático, porém é muito raro de ser encontrado e por esta razão ganhou um simbolismo a parte, que veremos a seguir.

Elefante Branco

O elefante branco não é somente uma espécie desse animal encontrado no continente asiático. A questão é que o termo ganhou diferentes simbologias em várias partes do mundo.

Foi na Tailândia onde provavelmente a expressão elefante branco teve origem. Ela era empregada quando o rei fazia uma oferenda a alguma pessoa da corte. Esta oferenda era um desses animais.

Era por assim uma oferta de grande valor e de alto poder simbólico indicando prosperidade. Por outro lado, para manter o animal de modo a deixá-lo pomposo não era fácil, visto que havia a necessidade de tratamento especial e todo o custo era elevado considerando a economia local.

Nno Brasil e também em outros países,o termo elefante branco passou a ser utilizado para um presente em que não serve para nada ou que seja difícil de manter.

É frequentemente utilizado fazendo referências a obras públicas de grande vulto que custaram muito dinheiro do povo mas que não possuem nenhum proveito para a população.

Simbologia na Ásia e na África

Dentro das culturas asiáticas e africanas, o elefante tem a simbologia do poder e da soberania. Em especial na Ásia, ele ganha um destaque muito grande.

Neste continente, os Reis fazem montaria em elefantes como numa representação do seu poder de reger. Desse poder emerge a prosperidade e a paz para a sociedade local.

Yoga

Na prática da Yoga o elefante é representativo de um dos conhecidos chakras, o “Muladhara”. Para este é atribuído o elemento terra.

Mitologia Hindu

Na mitologia hindu os elefantes eram alados e chegavam até as nuvens para brincar. Era também, por esta razão, utilizado como montaria para alguns deuses, a exemplo de Indra, o Deus da chuva.

Também afirmava-se que o Deus Krishna e sua esposa Radha se transformavam em instantes em elefantes, e assim passavam a ser uma corporização do amor divinal.

Sonho

Geralmente quando se sonha com elefante é a indicação de um bom presságio. Ao que tudo indica haverá sorte e prosperidade na vida de quem sonhou.

Tatuagem

As pessoas buscam fazer tatuagens corporais com uma família de elefantes composta de três membros: O maior representando o pai, um de tamanho mediano representando a mãe, e um elefante menor indicando o filho.

A opção por isso é ligada ao instinto desse animal que possui um grande zelo por sua família, sendo bastante unido e capaz de cooperar mutuamente um com o outro.

E então, já ficou a conhecer o significado elefante e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Fénix

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *