Abelha

abelha significadoO significado abelha tem como símbolismo a imortalidade, a ordem, diligência, lealdade, cooperação, nobreza, alma, amor e dor.

Existem características consideradas bem marcantes dentro das abelhas que buscam por polén das flores para a produção do alimento, entre essas características pode-se destacar a organização, o labor e a disciplina.

Simbolismo e Significado Abelha

Abelha Mestra

A abelha mestra é considerada a ‘’matriarcal’’ dentro de uma comunidade de abelhas, já que toda a vida na colmeia vai ter relação direta com a sua existência.

Dessa forma, a abelha mestra (também conhecida como abelha rainha) simboliza a maternidade e a fertilidade.

No Antigo Egito

A abelha é um símbolo da realeza também no antigo Egito, já que se acreditava que o inseto voador tinha sido gerado graças as lágrimas de Rá, o deus-sol egípcio.

Dessa forma, a abelha tem como significado por aqui o símbolo da alma, sendo aquela que purifica pelo fogo e nutre com o mel.

Na Grécia

A abelha na Grécia está ligada a chamada ‘’Deméter’’ que é a deusa mãe da agricultura e da colheita. A abelha para os gregos também tem como significado alma, sendo aquela que sai do corpo ou aquela que desce até o inferno.

Platão, um grande filósofo grego chegou a dizer que a alma dos homens sombrios reencarnavam sobre a forma de abelha.

No Cristianismo

A abelha dentro do cristianismo vem para simbolizar a luz, lealdade, diligência, ordem e a colaboração. Além disso, adoçam graças ao mel produzido.

O cristianismo também vê a abelha como um símbolo do bem e do mal, já que ela possui um ferrão que pode machucar, sendo o lado do mal e produz algo tão doce como o mel, sendo a representação do bem.

Leia Mais >  Leão

Nessa representação o cristianismo considera a abelha um emblema do próprio Cristo, aquele que tem um lado bem doce e de misericórdia mas que também é justo.

A colmeia simboliza o servo de Deus, alguém legal, ordeiro e diligente.

No Hinduísmo

Dentro do hinduísmo a abelha tem associação direto com o Kama, o deus do amor. Kama é um deus jovem que está montado em um papagaio, carregando um arco e uma flecha.

O fio desse arco carregado por Kama é feito pelas abelhas, simbolizando dor e amor.

Colmeia

Por fim, há a Colmeia um símbolo de imortalidade na Grécia, já que as colmeias possuem a forma de túmulos.

E então, já ficou a conhecer o significado abelha e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *