Âncora

significado âncoraNeste artigo abordaremos o significado âncora. Trata-se de uma palavra portuguesa que vem do grego ágkyra.

Ela refere a uma peça utilizada no setor náutico, feita de ferro e com uma argola onde se prende uma corrente ou uma corda igualmente de ferro.

Sua função é tornar imóvel algum objeto que esteja em flutuação. A sua aplicação comum é feita em navios que precisam ser ancoradas, ou seja, devem permanecer fixados ou presos em um determinado local.

 É por ter esta função que esta peça precisa ser bastante pesada e resistente, sendo necessário ser feita de ferro maciço.

 Essa peça possui uma argola e duas pontas. Nessa argola prende-se uma que está fixada dentro do navio ou qualquer outra embarcação.

Para poder fixar ou prender a embarcação em determinado local, deve ser lançada a âncora dentro do rio ou do mar.

Este é o significado âncora e sua aplicação.

Comummente a palavra é atrelada a outros sentidos figurados e até mesmo a interpretações bíblicas e jornalísticas.

Vejamos abaixo mais sobre o significado âncora e os seus simbolismos.

Simbolismo e Significado Âncora

Sentido Figurado

É muito comum a palavra Âncora ser utilizada fora do seu sentido estrito, ou seja, é aplicada uma interpretação figurada em seu sentido.

Nesse caso, a palavra tem tudo a ver com dar apoio, dar proteção ou oferecer abrigo. Na prática, você poderá compreender esta aplicação a partir do seguinte exemplo:

Sofri bastante ao longo dos últimos anos, e quando busquei apoio encontrei você que passou a ser a minha âncora!”

Também como sentido figurado as frases do tipo “lancei âncora” e “levantei âncora” são comummente interpretadas entre o povo como algo relativo a “buscar outro lugar” e “fixar no lugar”, respectivamente.

Bíblia

Existem passagens bíblicas que se referem a Âncora. A princípio elas podem ser percebidas como aplicação de um sentido figurado da palavra.

Vale destacar que é fato neste livro sagrado essa palavra ter uma especial aplicação. Geralmente refere a uma questão de esperança.

Em uma determinada passagem no livro de Hebreus é feita a ligação entre esperança e âncora quando se fala que tiveram a “esperança como âncora”.

Isso indica a força e a esperança de permanecer aguardando no cumprimento da promessa feita por Deus para aquele povo.

Jornalismo

No jornalismo a palavra é empregada totalmente diferente do seu sentido estrito. Mas aqui não se trata de um sentido figurado.

Dentro da nomenclatura técnica do jornalismo, âncora refere ao apresentador de um telejornal, ou seja, ele é um jornalista que devido a sua função de apresentador recebe essa nomenclatura técnica.

O papel desse apresentador é importante dentro da emissora pois ele é o responsável por fazer toda a coordenação durante o telejornal.

Narra os fatos, conversa com os demais jornalistas ou convidados e procura transmitir um conteúdo compreensível, linear e profissional.

É por esta razão que dentro do jornalismo convencionou-se dá este nome especial para o jornalista que tem essa importante missão dentro da emissora.

Relações de Afeto

O significado âncora também remete para as relações de afeto em que é possível exprimir a fidelidade, a confiança e a estabilidade no relacionamento de casamento ou nas relações de amizade.

A palavra serve para referir aos momentos de esperança que retornam exatamente quando as coisas estão difíceis.

São momentos comuns na vida de casais e até mesmo entre amigos que precisão de uma âncora para poder se entenderem e continuarem o relacionamento.

Religião

A âncora também pode ser vista sendo dividida em duas partes: de um lado se ver uma cruz, quando pelo outro é visto um semi-círculo. Nesse sentido a palavra tem relação direta com a religião.

A cruz vem para significar a realidade visual, palpável e contínua do mundo material que nos toma. Enquanto que o semi-círculo, que possui o lado voltado para cima, simboliza o mundo espiritual.

Tatuagem

Também é comum observarmos nos corpos das pessoas as tatuagens de âncora. Isso serve para indicar força, esperança, firmeza e estabilidade.

Há algum tempo atrás era comum tatuar os marinheiros com este símbolo. Outro fato interessante é que ainda existem casais que se tatuam para demonstrar fidelidade, companheirismo e grande afeto um pelo outro.

É comum também tatuar-se com desenho de âncora no sentido de ter consigo um amuleto, ou ainda para representar alguém que é considerado uma âncora na vida de quem se tatua.

E então, já ficou a conhecer o significado âncora e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Cor Rosa

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *