Andorinha

andorinha significadoO principal significado andorinha é a esperança, sendo também uma representação da sorte, amor, fertilidade, ressureição, pureza, primavera, metamorfose e renovação.

Para além disso essa figura adota de outros significados, saiba quais em nosso artigo de hoje.

Simbolismo e Significado Andorinha

China

Na China a figura da andorinha tem como significado a fertilidade, já que está fortemente associado ao retorno da andorinha junto com a primavera, a estação mais florida do ano.

Para além disso, há diversas lendas chinesas com esse símbolo de fertilidade e fecundidade. Um exemplo dessas lendas é a história de Hien-Ti.

Hien-Ti acabou ingerindo ovos de andorinha e teve Confúcio, que era considerada o filha da andorinha.

Mitologia Grega

Dentro da mitologia grega a figura toma outro significado, já que simboliza o eterno retorno (pois elas sempre voltam) e a ressureição.

Mitos relacionados a andorinha na Grécia diz a respeito de Ísis, a deusa da maternidade, da fertilidade e da natureza.

Ela era esposa de Osíris e mãe de Hórus, com um grande poder de se transformar em andorinha durante a noite, ela voava ao redor do sarcófogo de Osíris, lamentando sua morte.

Mali

Já no Mali, a andorinha vem para simbolizar a pureza, sendo assim, a manifestação de Faro, o senhor das águas, do verbo e também da pureza.

A andorinha também tem significado de fertilidade por aqui e representa a mulher, acredita-se que ela recolhe sangue das vítimas oferecidas nos sacríficos a Faro, levando até os céus, retornando em forma de chuva.

A andorinha é uma ave migratório e monogâmica, ou seja, vai ter somente uma parceiro durante todo o seu período de existência e por isso é fortemente ligada ao amor.

Leia Mais >  Abelha

Equilibrio

Ela passa a ser conhecida também como ave de partida e ave de regresso, com uma característica notável, migra no inverno e sempre retorna no verão, por muita das vezes no mesmo ninho.

Toda essa migração da andorinha vai remeter ao conceito que o símbolo de Yan Yang carrega. Já que no inverno yan se refugia e no verão yang saí.

Dessa forma, a ave vai simbolizar situações cíclicas, mostrando o ciclo da renovação, da transformação, da esperança no novo e afins.

Tatuagem Old Shcool

A tatuagem de andorinha foi uma das primeiras a se tornaram populares, sendo o mais comum em marinheiros, ainda nas primeiras décadas do século XX.

Os marinheiros faziam a tatuagem por essa questão da andorinha estar sempre indo e voltando, por isso é considerada uma tatuagem old school.

Mas além disso, acredita-se que se um marinheiro morresse em alto mar, a sua alma era levada até os céus pelas andorinhas, que simbolizavam luz e transformação.

Hoje a escolha da andorinha como tatuagem ainda tem relação com seu significado.

E então, já ficou a conhecer o significado andorinha e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *