Beija-Flor

beija-flor-significadoO beija-flor é conhecido por sua beleza. Uma ave da família ‘’Trochilidade’’ que possui um tamanho pequeno e está sempre associado por plumas coloridas e brilhantes.

O beija-flor está dentro dos chamados ‘’apodiformes’’, por isso eles tem leves semelhanças com as andorinhas. Todos os apodiformes tem algumas características como asas finas e compridas e dessa forma, conseguem voar de forma mais rápida.

O beija-flor é uma espécie que não consegue nem andar e nem saltar, as patas que os mesmos possuem servem para se agarrarem ao ninho, muros e a penhascos.

Por outro lado, conseguem fazer o seu voo em qualquer direção, por essa característica o beija-flor é comparado com helicóptero.

Simbolismo e Significado Beija-Flor

Entre as características do beija-flor podemos destacar: bico longo, língua bifurcada e também comprida, essa língua é o que vai auxiliar o beija-flor a retirar o néctar das flores.

O beija-flor além do néctar das flores também consome moscas e formigas, se alimentando entre 5 e 8 vezes por hora.

A coloração da pluma do beija-flor não é ocasionada pela pigmentação da pena, mas sim pela influência do nível da luz, umidade e outros fatores, com um total de 1.000 e 1.500 penas, é uma das aves no mundo todo com menor quantidade de penas.

A grande parte do peso do beija-flor se encontra nos músculos peitorais, que são responsáveis pelo voo.

Muitas pessoas estranham ao saber que o beija-flor é uma espécie mais agressiva, diversas vezes conseguem atacar aves até mesmo maiores que estão invadindo o seu território, como por exemplo, corvos e falcões.

Simbologia

Quanto a simbologia e significado beija-flor possui um valor simbólico em diferentes culturas, por exemplo, na cultura asteca as almas dos guerreiros falecidos voltavam a terra em formato de beija-flor.

Leia Mais >  Fénix

Ainda de acordo com o xamanismo, o beija-flor consegue ser um símbolo do amor romântico, além de representar graça, alegria, cura, sorte e suavidade.

Nilópolis

Uma das escolas de samba mais conhecidas no Rio de Janeiro leva o nome de beija-flor, a escola foi fundada ainda em 1948, tendo como cores oficiais o azul e o branco.

Indígenas

Para os indígenas o beija-flor seria um mensageiro dos deuses, que vinha para simbolizar renascimento e cura.

A ave é vista como possuidora de propriedades mágicas, ainda representando alegria e energia, já que bate suas asas sempre com muita determinação.

Para os Ameríndios o beija-flor vem para representar a beleza, a verdade e também a força. Já para os índios hopis, o beija-flor é visto como herói que salva a humanidade da fome, já que ele intervem juntamente com o deus do crescimento.

Os índios tukanos tem o beija-flor como a representação do pênis, da ereção e da viribilidade, tudo porque acreditam que esse pássaro tem uma  espécie de relação sexual com as flores.

Espiritismo e Xamanismo

Os astecas achavam que todas as pessoas guerreiras que morriam voltavam em forma de beija-flor ou de borboleta.

Tatuagem

Por fim, o beija-flor enquanto tatuagem vem para retratar beleza, já que é algo delicado e colorido, que fica bom em diversas partes do corpo. O desenho é escolhido principalmente por mulheres.

Outros Nomes para o Beija-flor

O beija-flor também é conhecido como colibri, chupa-flor, pica-flor, chupa mel, sem contar que existem cerca de 325 espécies de beija-flor em todo mundo.

E então, já ficou a conhecer o significado beija-flor e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Pomba

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *