Bodas de Algodão

bodas de algodão significadoTodos os anos os casados completam ‘’bodas de alguma coisa’’, o segundo ano é conhecido pelas ‘’bodas de algodão’’.

Os anos tem associação direta com algum material que vem para representar o relacionamento de um casal, por exemplo, no primeiro ano temos as ‘’bodas de papel’’ que vem para simbolizar a fragilidade dessa relação, que ainda está no começo e começando a crescendo.

O significado bodas de algodão ainda representa essa fragilidade, como veremos mais a frente.

Simbolismo e Significado Bodas de Algodão

A Palavra Boda

Toda a simbologia começa ainda na palavra ‘’boda’’ que teve a sua origem da palavra em latim ‘’vota’’.

O significado é ‘’promessa’’ ou ‘’voto’’. Essa tradição das bodas do casamento surgiu na Alemanha e serviu para ser uma homenagem para todos os casais que permanecem juntos.

Bodas de Algodão

O algodão é o material que vem para representar o segundo ano de casado, como mencionado, é um material mais frágil, porém, suave.

Essa material ainda tem o significado de transformação, já que quando o fio é tratado e fiado corretamente pode se transformar em tecido e por esse motivo o algodão é a escolha perfeita para os dois anos de casado, já que ainda representa o começo de uma relação que tem anos para se transformar.

O algodão na verdade é uma planta e a principal utilidade desse material tem relação com o mundo médico, como por exemplo, estancar sangue.

Ainda pegando esse lado do material, podemos associar que o marido deve ser uma espécie de algodão para suas esposas, ou seja, ter a utilidade de as proteger e de as curar.

Comemoração

Os casais costumam celebrar a chegada de mais um ano de casados, para quem deseja entrar no clima para comemorar os dois anos, colocar algo feito de algodão na decoração do quarto ou mesmo da cozinha, é uma forma de simbolizar o momento que o casal está celebrando.

Leia Mais >  São Jorge

Como mencionado, tudo começou na Alemanha, porém, era somente para casais que alcançavam datas mais ‘’longas’’ como 25, 50 ou 75 anos de casados.

Foi no século XIX que essa tradição ganhou uma nova cara, sendo revitalizada pela burguesia urbana, sendo cada vez mais estimulada.

Além de toda a questão comercial (por exemplo, do casal sair para jantar ou se presentar a cada ano), não deixa de ser uma forma de motivação e de celebrar o amor, lembrando para os casais o último ano que passaram juntos.

E então, já ficou a conhecer o significado bodas de algodão e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *