Caduceu

caduceu significadoO Caduceu é um símbolo bem antigo, estima-se que mesmo a 2600 anos antes de Cristo esse símbolo já aparecia. Há indícios que relevam que a primeira aparição aconteceu em uma taça atribuída ao rei Gudea.

Simbolismo e Significado Caduceu

Mitologia

O Caduceu ainda é conhecido dentro da mitologia naga, mitologia que faz parte do Budismo indiano. Há ainda a presença desse figura em relevos feitos com placas de pedras.

Porém, o símbolo realmente ganhou notoriedade quando passou a ser visto como uma representação de poderes especiais. O que se conta é que Hermes, o grande mensageiro dos deuses recebeu o Caduceu das mãos de Apolo.

Serpentes

As serpentes do Caduceu vem para representar o conhecimento e também o equilíbrio entre o bem e o mal, por estarem em posições inversas.

O bastão passa a ser visto como um ícone de retidão de caráter, por isso o símbolo passou a ser adotado por diversas profissionais, estando também associado ao poder.

Mundo Místico

Dentro do mundo místico o Caduceu representa um símbolo de fecundidade, além do seu significado fálico.

As asas presentes no símbolo vieram somente depois, tendo como significado zelo e dinamismo.

Astrológico

Além de toda a simbologia já citada, o Caduceu é ainda um símbolo astrológico bem antigo. Sendo uma marca de deuses gregos como Hermes, que é o deus do lucro, das vendas e do comércio.

Além de ser o símbolo do poder, como já mencionado, toda essa questão do lucro, das vendas e afins, faz com que seja adotado como símbolo oficial de diversas profissões.

Essas profissões são bem diferentes entre si e por esse motivo o Caduceu tem o seu significado e adaptações para cada uma delas.

Leia Mais >  Bússola

Cada parte do tem um significado. O bastão vem para representar a capacidade dos profissionais, as asas vem para representar o zelo da profissão e as serpentes, como mencionado, é um grande símbolo do conhecimento.

Símbolo da Contabilidade

Dentro da contabilidade o Caduceu aparece com um elmo (como se fosse um capacete) tudo isso para proteger as decisões que o profissional tomar dentro da sua área de atuação.

Símbolo da Pedagogia

Já quando o assunto é a pedagogia é acrescentada a flor de lis, sendo o emblema que vai representar o espírito nobre e também a orientação, característica importante e marcante dentro dos profissionais dessa área.

Símbolo da Medicina

Este também vem para representar a medicina, tudo isso graças ao fato do símbolo ter sido associado a alquimia ainda no século VII. Dessa forma, até hoje o Caduceu é associado a medicina.

Porém, o símbolo oficial dessa ciência é o Bastão de Asclépio, que é representado por uma bastão com uma cobra entrelaçada.

E então, já ficou a conhecer o significado Caduceu e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *