Caveira Mexicana

O significado Caveira Mexicana como o próprio nome já indica, simboliza uma manifestação ritualística que acontece todos os anos no México, na América Central.

Recebe este nome por que são utilizadas máscaras semelhantes as caveiras. Porém, são diferentes daquelas que conhecemos habitualmente nas mais diversas culturas.

Na cultura cristã principalmente, a caveira é um símbolo mórbido e que causa medo e terror nas pessoas relembrando a morte e os mortos.

Já no México elas servem também para relembrar os mortos, mas a diferença é que nesta cultura procurou-se retirar desse símbolo a natureza sombria e mórbida.

É por esta razão que a caveira mexicana é uma verdadeira obra de arte, bastante colorida e com muitas decorações, que dentre estas se destacam as flores.

Veremos a partir de agora o significado Caveira Mexicana e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Caveira Mexicana

Dia de los Muertos

O “Dia de los Muertos”, é uma celebração cultural mexicana muito comum e também badalada em todas as partes do país.

É entre os dias 31 de Outubro a 2 de Novembro que as pessoas utilizam a máscara mexicana nessas festas tradicionais que visão homenagear as pessoas que estão mortas.

A tradição nesse povo é a crença de que exatamente nesses três dias do ano os mortos retornam ao ambiente terrestre para fazer uma visita aos seus familiares.

Como se trata de uma visita de reencontro, então os vivos usam a máscara e recebem os seus entes queridos que já morreram oferencendo um banquete com as mais variadas apresentações culturais, entre elas está a música.

No banquete são oferecidos pratos tradicionais e também variados. São muito comuns os bolos e doces que fazem a festa entre a criançada.

As pessoas não ficam trancafiadas em suas casas, elas saem às ruas fantasiadas com máscaras ou pinturas que remetem a caveira mexicana.

As pinturas ou maquiagens são muito comuns entre as mulheres que adoram se maquiar relembrando a Dama de la Muerte e a La Catrina.

Nessa ocasião, muitas pinturas são, na verdade, tatuagens que viram moda entre os mexicanos, como exemplo, as caveiras de açúcar muito comum entre as crianças, e as caveiras femininas bastante utilizados pelas mulheres.

Os homens também podem utilizar a de açúcar como a de guerreiros com espadas e escudos também.

O Dia de los Muertos é dessa forma tradicional entre os mexicanos e é nesta ocasião que utilizam a caveira mexicana.

Sagrado

Onde é hoje o México habitavam os povos antigos americanos ou pré-colombianos como também são chamados. Esses povos eram os Astecas, os Maias e os Incas.

Foram eles que incorporaram a caveira em rituais religiosos e sagrados. Comunidades desses povos tinham como sagradas as próprias caveiras reais de seus entes queridos.

Exemplo disso são os astecas que quando alguém entre seus familiares ou grupo de amigos faleciam, os que ficavam vivos guardavam os crânios dos falecidos.

Isto para eles era considerado uma espécie de troféu.

Eles acreditavam que como na cabeça é aonde ficam guardadas as informações, memórias e recordações, então guardar o crânio seria algo sagrado para esse povo.

Coruja

A coruja por si só representa um símbolo, que é o da sabedoria. Mas entre os mexicanos é comum fazer associação entre este e o símbolo caveira mexicana.

A explicação para isso é que a coruja também é interpretada como uma guardiã das pessoas que já morreram.

Dessa forma, tanto máscaras como maquiagens e tatuagens podem ser apresentados associando os dois símbolos.

Tatuagem

A caveira mexicana não é vista como algo tenebroso e mórbido. É por esta razão, e outras também, que as pessoas tatuam em seu corpo este símbolo.

Outra razão, e esta é a principal, é que tatuar a caveira é uma forma de homenagear dando um tributo aos entes queridos familiares e amigos que já partiram dessa vida.

As tatuagens não são necessariamente imagens de caveiras. Atualmente as que estão em alta entre os mexicanos são as seguintes:

1. Açúcar

Podem ser tatuagens com rostos de homens e de mulheres misturando osso com carne e utilizando variadas cores.

2. Guerreiro

Esta tatuagem mostra guerreiros com espadas e também capacetes. A ideia é simbolizar o combate e a imortalidade.

3. Feminina

Esta última é bastante utilizada entre as mulheres. Pode ser simplesmente um rosto de uma mulher com muitos adornos e variadas cores.

As tatuagens nesse sentido também podem simbolizar uma proteção contra os espíritos ruins.

E então, já ficou a conhecer o significado Caveira Mexicana e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Mandala

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *