Cor Azul

cor azul significadosignificado cor azul principal é a tranquilidade, a serenidade e a harmonia, porém há um significado oposto que remete essa cor a frieza, monotonia e até mesmo a depressão.

Dentro da natureza o azul vem para simbolizar a água e também o céu. Em épocas antigas a cor azul era associada ao sangue nobre e a aristocracia.

O azul é uma cor da categoria ‘’fria’’.

Simbolismo e Significado Cor Azul

Saúde

Dentro do saúde essa cor se destaca pela diminuição da circulação sanguínea, pela redução da temperatura corporal e pela baixa pressão arterial.

Decoração

A cor azul é muito escolhida para decorar espaços, o ambiente que leva essa cor tende a facilitar o exercício intelectual, além de dar uma sensação de tranquilidade.

Embora seja uma cor que possa ser utilizada em diversos ambientes, é indicada para locais formais como escritórios ou em quarto de crianças e adolescentes que se mostram mais agitados. Outro motivo da escolha da cor nos ambientes é pelo estímulo da criatividade.

Porém, quando a cor é utilizada em excesso pode trazer sonolência, o mais indicado é combinar com outras cores para evitar monotonia.

Signos

A cor azul está fortemente associada com os signos de Aquário, Libra, Sagitário e Peixes.

Budistas

Para os budistas tibetanos a cor azul está relacionada com sabedoria transcendente e com o vazio.

Cristianismo

Já para o cristianismo reflete o desejo da purificação. O manto da Virgem Maria leva a cor, simbolizando nesse caso todo o desapego do mundo para uma vida de pureza e de paz.

Nesse sentindo, a cor azul tem um significado parecido com o branco, que também vem para refletir a paz e a pureza.

Egito

No Egito havia cenas de pesagem das almas, que eram pintadas com um fundo azul – celeste, já que o povo considerava o azul uma cor verdadeira.

Leia Mais >  Deusa da Justiça

Variações

Existem diversas tonalidades de azul e por isso a cor pode trazer significado distintos.

  • Celeste é o azul sacralizado, indo para um significado contrario temos o azul escuro, considerado caminho do devaneio.
  • Do dia é claro e de forma natural vai chegar para o azul escuro, que vem para representar a noite.
  • Royal é a cor de Nut, o deus egípcio da noite que representa a sabedoria

Oriente

Na cultura oriental o azul vem para expressar ingenuidade.

E então, já ficou a conhecer o significado cor azul e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *