Cruz Ankh / Ansata

cruz Ankh significadoConhecida como Ansata ou mesmo cruz Ankh, essa cruz é vista como sagrada dentro de algumas religiões e o nome não muda o seu significado, pode também ser chamada de ‘’cruz egípcia’’, justamente por suas origens.

Ela surgiu justamente por esse povo, para vir a simbolizar a eternidade e a chave da vida.

Os nobres eram as pessoas que utilizavam esses símbolos, como os faraós, os quais acreditavam que este era um símbolo de proteção para essas pessoas.

O símbolo dessa cruz para os egípcios é também o de vida eterna. Porém, há ainda teorias que visam a simbologia como o símbolo da vida e da fertilidade.

Mesmo sua origem sendo no Egito, ao longo da história essa cruz foi adotada por diversas culturas, o que pode ter mudado o significado original ao longo dessa apropriação.

Essa cruz é representada de maneira oval, tem uma alça fechada na ponta superior vertical. Toda a sua forma vem para simbolizar a união do masculino com o feminino, a união das pontas consegue formar um cordão, que vem simbolizar a vida em sua totalidade, sendo também a união dos opostos.

Essa cruz também tem a combinação da cruz oval de Ísis, uma deusa grega da natureza, da maternidade e da magia.

Simbolismo e Significado Cruz Ankh

Religião Wicca

Dentro da religião Wicca, essa cruz pode ser utilizada como um amuleto, simbolizando proteção, fertilidade, reencarnação e também o fato da imortalidade dentro da religião.

Os bruxos costumam utilizar dessa cruz dentro dos seus rituais para simbolizar a saúde e também a fertilidade.

Alquimia e Ocultismo

Dentro da alquimia e do ocultismo essa cruz também ganha o seu espaço, a medida que representa transformação.

Leia Mais >  Símbolos Indianos / Hinduísmo

O que acontece é que muitas vezes essa cruz é confundida com a cruz satanista, a qual faz parte dos rituais de magia negra.

No Brasil

No Brasil o símbolo se popularizou no começo dos anos 70, quando alguns cantores famosos na época (como Raul Seixas e Paulo Coelho) criaram uma sociedade alternativa.

O símbolo dessa sociedade alternativa era justamente a cruz de Ankh, por isso se popularizou tanto, tendo seu significado como uma chave de abertura para a sociedade, mas foi adaptado com degraus para esse efeito.

Dentro da cultura pop, foi um símbolo associado ao vampirismo e a cultura gótica.

E então, já ficou a conhecer o significado cruz Ankh / Ansata e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *