Cruz de Tau

cruz de tau significadoA cruz de Tau também pode ser chamada somente de ‘’Tau’’. Essa cruz não tem cabeça e tem forma de T, leva esse nome porque a letra T em grego é Tau.

O que muitas pessoas não sabem é que essa cruz é uma das mais antigas, simbolizando o direcionamento da mente para o bem através da luz, da verdade, da palavra, do poder e também da força.

A cruz de Tau vem para simbolizar o tempo e a eternidade. Ela é formada a partir da convergência de uma linha vertical e de uma linha horizontal, simbolizando assim o encontro entre o celeste, o divino e o humano.

Mas há ainda mais por trás dessa simbologia. Veja agora o significado cruz de Tau.

Simbolismo e Significado Cruz de Tau

Como mencionado, essa cruz é uma das mais antigas e por esse motivo são atribuídos diversos significados para ela, que podem ser utilizados em contextos diferentes.

O interessante é que um significado não vai excluir ou outro, ou seja, é uma cruz que leva consigo diversos significados.

Dentro da iconografia cristã essa cruz tem a simbologia de representar o suplício do Messias, sendo associado a cruz ao crucificado. Nesse contexto, a cruz de Tau vai simbolizar o sacrifício, redenção e também a salvação.

Além disso, a Cruz de Tau vem para simbolizar uma serpente fixada em uma estaca, sendo assim, a morte pode ser vencida pelo sacrifício.

Há relatos no antigo testamento que Isaac levava a madeira em forma de Tau em suas costas, por conta disso um anjo segurou no braço do seu pai, impedindo que este lhe tirasse a vida em sinal de sacrifício a Deus.

O Tau Franciscano

Além disso, a cruz de Tau é utilizada pelos franciscanos, foi adotada por São Francisco e é utilizada com três nós como símbolos da sua Ordem Religiosa.

Leia Mais >  Shiva

Os nós vem para representar os votos de pobreza, castidade e obediência perante a Deus.

Para São Francisco, como a Tau, tem um formato de cruz fazia lembrar o amor de Jesus Cristo pelos homens, sendo utilizado como símbolo de conversão e de uma vida que tinha como missão ajudar o próximo.

Como Santo Antônio pertencia a Ordem dos Franciscanos esse símbolo também ficou popularmente conhecido como ‘’Cruz de Santo Antônio’’. A cruz de Tau é talhada em madeira, principalmente quando é utilizada como símbolo da Ordem Religiosa de São Francisco, pelos franciscanos.

Quando a cruz de Tau não é feita em madeira, acaba sendo pintada de vermelho.

E então, já ficou a conhecer o significado cruz de Tau e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *