Cupido

cupido significadoNão há como pensar no cupido sem o colocar como um símbolo do amor e também da paixão. Esse deus é romano e tem a representação de um menino alado com um arco e uma flecha.

O cupido também tem a sua representação dentro da mitologia grega, sendo o equivalente a Eros.

Significado Cupido e Simbolismo

Mitologia Romana

A mitologia romana que tem relação com a cultura da Roma antiga, vê o cupido como o deus do amor e por isso até hoje essa ideia está implementada em nossa sociedade.

O cupido para os romanos nada mais é do que a representação do desejo de amar entre os amantes. A lenda conta que cupido é filho de Vênus (a deusa romana do amor) e Marte (deus da guerra).

Essa junção ocasionou toda a representação desse deus para o amor, porém há diversas teorias sobre quem são os pais do cupido, mas a mais utilizada e que parece fazer mais sentido realmente tem relação com Marte e Vênus.

Quanto a imagem do Cupido ela é muito característica, é uma criança com asas em suas costas, com os os olhos vendados em algumas representações e com a sua ‘’arma’’ (um arco, uma flecha e uma aljava que serve para a transportação dos arcos).

No imaginário das pessoas cupido é sempre uma figura angelical e amiga.

História

O mito de cupido diz que logo nos seus primeiros meses de vida a sua vida era ameaçada por Júpiter, Vênus acabou se escondendo na mata e por conta disso, cupido passou a ser amamentado por animais selvagens.

Com essa fuga o cupido conseguiu crescer muito bonito, saudável e valente e foi durante uma ida dos seus pais para a floresta que o mesmo achou seus elementos característicos como cupido.

Leia Mais >  Valknut

Outra parte da lena conta que Vênus tinha saído para dar dicas de ouro que seria encarregado de espalhar o amor e outros, onde o aposto seria abordado nas pessoas, ou seja, a indiferença.

O que mais chama atenção no mito do cupido, com certeza é a sua capacidade de se manter no imaginário coletivo até hoje. É muito raro alguém não conhecer ou nunca ter feito referência a essa figura, por exemplo.

Lembrando que o significado do cupido sempre se manteve intacto, ou seja, foi sempre algo que representou o amor, a paixão entre as pessoas e afins.

O Deus Cupido

Cupido é sempre descrito com um deus bem travesso e que gosta de brincar e por isso a flecha era sempre disparada no coração de homens e mulheres para que eles se apaixonassem.

Ele sempre teve uma imagem positiva, as pessoas sempre viram o cupido como uma figura feliz, de esperança ou mesmo renovação, quando o assunto é o amor.

Como mencionado, a representação do cupido é feito por uma criança, mas as suas características fazem com que se pareça com um anjo, tudo graças a sua beleza, cabelos dourados e bem cacheados.

O fato do cupido ser sempre representado por uma imagem tão bela é para remeter a beleza dos sentimentos que ele consegue despertar nas pessoas com suas flechas.

Outro fato curioso, é que o próprio cupido já provou da paixão, de acordo com a mitologia, ele foi um grande apaixonado por Psyqué.

Mitologia Grega

Como introduzido no começo do nosso artigo, o cupido também está presente na mitologia grega. Toda a história que mencionamos do mito de cupido é a mesma, o que muda são os nomes.

Leia Mais >  Baphomet

Para a mitologia grega cupido é na verdade Eros, sendo filho de Ares (deus da guerra) e Afrodite (deusa do amor e da beleza).

As descrições da imagem do cupido também são parecidas, por aqui ele é considerado o mais belo entre os deuses.

Símbolo

Por fim, o cupido é oficialmente o símbolo do dia dos namorados, já que como vimos, é o símbolo oficial da paixão e do amor.

O Brasil tem o dia dos namorados em junho, mais precisamente no dia 12, enquanto nos Estados Unidos e em diversos países europeus, essa data é comemorada no dia 14 de fevereiro, chamada de São Valentim.

E então, já ficou a conhecer o significado cupido e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *