Deusa da Justiça

deusa da justiça significadoFalar de justiça é sempre levar em conta um conceito abstrato mas que tem a sua aplicação de forma universal.

Acredita-se que é somente através da justiça que é possível organizar e equilibrar o caos do mundo, até mesmo o caos interno.

Dentro da iconografia, a justiça tem três elementos bases para a representação, olhos vendados, espada e balança, esses símbolos vão se completando, sendo criado uma unidade para o sentido de justiça, mas cada um deles tem o seu significado de forma isolada.

Em nosso artigo de hoje você vai saber tudo sobre o significado Deusa da Justiça. Confira.

Simbolismo e Significado Deusa da Justiça (Deusa Thêmis)

A justiça tem a sua representação na deusa Thêmis ou Deusa da Justiça. Ela possui os olhos vendados, tanto na representação grega, como na representação romana.

A questão dos olhos vendados vem para simbolizar imparcialidade, passando a ideia que dentro da lei todas as pessoas são iguais e que quem está fazendo justiça deve manter essa imparcialidade.

Muitas vezes a deusa é representada com espada e com uma balança ou mesmo pode ser representada somente com um desses símbolos.

A Deusa Thêmis teve a sua origem ainda na mitologia grega, sendo descrita como ‘’bom conselho’’, sendo a personificação da ordem, da lei e sendo a protetora dos oprimidos.

A Deusa costuma ter um lugar ao lado de Zeus, justamente para o aconselhar.

Esta era filha de Urano, o Deus do Céu, e de Gaia, a Deusa da Terra, dessa forma por ser filha do Espírito e da matéria é considerada uma titã. Sua presença é invocada em todos os julgamentos diante dos magistrados.

Thêmis tem como significado ‘’lei divina’’, de forma literal, ‘’aquilo que é colocado no lugar’’ já que o seu nome vem de um termo grego que tem como significado a palavra ‘’colocar’’.

Leia Mais >  Símbolos Femininos

Foram os alemães no século XVI que colocaram uma venda em Thêmis, a deusa da Jsutiça, para indicar a questão da imparcialidade e da ausência de preconceitos, preceito básico dentro da justiça.

Porém, a deusa da justiça não leva o mesmo nome em todas as culturas, por exemplo, os romanos a chamam de Justitia, a segunda esposa de Zeus.

Justitia deu a luz para Horas e para Moiras, sendo ainda a deusa da profecia, ocupando o trono do Oráculo de Delfos.

Dentro do Monte Olimpo tinha duas principais funções, convocava e dissolvia a Agora e presidia os banquetes.

Hoje a deusa da justiça é a imagem utilizada para ilustrar importantes decisões judiciais, há até mesmo uma escultura da deusa no Ministro Supremo Tribunal Federal.

A balança vem mesmo para mostrar o equilíbrio, onde a justiça não deve estar de um lado ou de outro, mais uma vez remetendo a ideia de imparcialidade que a própria deusa já traz consigo.

Os pratos que estão iguais na balança de Thêmis vem para indicar que não existem diferenças entre os homens na hora de se julgar onde erraram ou não.

Dessa forma, também não deve ter diferenças em prêmios e castigos, todos vão receber sua dor e alegria.

A deusa foi aceita entre os deuses do Olimpo, simbolizando o destino, as leis eternas, divinas e mortais. A deusa ainda carrega as tábuas da lei, para mostrar o papel de ordem, união, vida e os princípios da sociedade para cada pessoa.

E então, já ficou a conhecer o significado deusa da justiça e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Estrela

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *