Flor de Cerejeira

flor de cerejeira significadoO significado flor de cerejeira pode ter, um deles é a beleza feminina, que vem para simbolizar o amor, a felicidade, a renovação, bem como a esperança.

A origem da flor de Cerejeira é asiática, conhecida também como Sakura, uma flor nacional do Japão, sendo que há mais de 300 variedades dessas cerejeiras.

No Brasil, mas especificamente na cidade de São Paulo, há três variedades da flor de Cerejeira.

O início da floração vem para marcar o fim do inverno e a chegada da primavera, no Japão, a floração é recebida com muita ansiedade pelos locais que organizam tudo em torno da Hanami (o Hanami é o ato da contemplação dessa flor, que deixa a paisagem linda e única).

Simbolismo e Significado Flor de Cerejeira

Lenda

A lenda da flor de Cerejeira tem relação com seu nome ‘’Sakura’’ no Japão. A palavra ‘’Sakura’’ surgiu com a princesa chamada Konohana Sakuya Hime, acredita-se que a princesa caiu do céu perto do Monte Fuji, assim se transformando nessa linda flor.

Outra história que está por trás da flor de Cerejeira é o cultivo de arroz, acredita-se que a palavra surgiu de ‘’Kura’’ o depósito do alimento, esse local é visto pelos japoneses como oferta divina.

Todos os samurais e guerreiros japoneses eram apreciadores da flor de Cerejeira, desde esse tempo a flor estava associada a efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais, dessa forma, a flor de Cerejeira acabou também associada ao código do samurai, o chamado Bushido.

Mensagem / Significado

Os japoneses ainda acreditam que há uma mensagem por trás da flor de Cerejeira, como ela fica por pouco tempo florida, isso tem relação com a fragilidade e a rapidez com que a vida passa.

Leia Mais >  Foice e Martelo ( Símbolo Comunista )

A mensagem vem para que a vida possa ser aproveitada ao máximo, sempre lembrando da fragilidade da vida e da possibilidade dela terminar de forma abrupta.

Além disso, essa mensagem tem relação com a forma de viver dos samurais, como mencionado.

Arte

A flor de Cerejeira é muito representada na chamada ‘’Moku Hanga’’, uma arte japonesa tradicional bem parecida com a xilogravura.

Além disso, muitas pessoas utilizam da flor de Cerejeira para decorações, como uma forma de incrementar ambientes.

Outra arte bem popular é o origami, e nesta arte a flor de Cerejeira também tem o seu espaço.

Sensualidade

Longe de todos os significados colocados anteriormente, temos a flor de Cerejeira como um símbolo de sensualidade, tudo isso graças ao fruto que ela pode dar.

A cereja é um símbolo mais sensual, ainda mais pela cor vermelha que carrega. Há diversos tipos de cerejeiras existentes, algumas delas dão cerejas e outras possuem frutos não comestíveis, além disso, há aquelas que nem frutos dão.

No Japão as mais populares são as que não dão frutos.

Tatuagem

A flor de Cerejeira é um desenho bastante escolhido quando o assunto é tatuagem, o significado vem de encontro com tudo que colocamos ao longo do artigo.

Muitas mulheres tatuam como um símbolo do feminino e outras tatuam para remeter a sensualidade e a sexualidade, ainda mais quando coloridas.

Há até mesmo pessoas que tatuam para representar a mensagem de fragilidade que colocamos a seguir. Geralmente as tatuagens são combinadas com outros elementos ou símbolos.

E então, já ficou a conhecer o significado flor de cerejeira e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Número 5

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *