Foice e Martelo ( Símbolo Comunista )

foice e martelo significadoO significado foice e o martelo é a representação dos movimentos socialista e comunista.

Dentro dessas vertentes políticas temos grandes autores como Karl Marx, Friedrich Engels e Vladimir Lênin.

O emblema da foice e do martelo pode ser encontrado em diversos brasões e bandeiras que representavam a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), além disso, é possível encontrar esse símbolo na bandeira da China, do Vietnã, da Angola e também da Coreia do Norte.

Simbolismo e Significado Foice e Martelo

Criação

O símbolo da foice e do martelo como representação do comunismo foi criado durante a Revolução Russa, mais precisamente no ano de 1918. Era nessa época que os trabalhadores russos, liderados por Lênin acreditavam que a vitória do socialismo só se daria unindo forças entre os trabalhadores, camponeses e os operários.

O grande idealizador desse símbolo foi um artista russo que chamava ‘’Evgueni Kamzolkin’’, por incrível que pareça, esse artista não seguia a filosofia comunista, era de uma família rica e bem religiosa.

Significado

Ainda de acordo com algumas interpretações feitas, esse símbolo seria baseado no símbolo da maçonaria, que era um cinzel e um martelo.

Colocando o símbolo dentro da ideologia do comunismo, temos a foice como um símbolo dos camponeses e o martelo como a representação dos trabalhadores industriais.

Dessa forma, a união desses dois instrumentos estava representando a aliança de duas classes diferentes de trabalhadores, mas que eram essenciais para que a revolução do socialismo e consequentemente do comunismo, pudesse acontecer.

O símbolo, geralmente, está atrás de um símbolo vermelho que vem para representar o sangue dos operários. Desde então, todos os partidos que levam uma ideologia comunista, utilizam dessa cor para representar a ideia de evolução.

Leia Mais >  Rosa dos Ventos

E então, já ficou a conhecer o significado foice e o martelo e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *