Hades

hades significadoHades, que leva o mesmo significado de Plutão para a mitologia romana, é o deus grego dos mortos, dessa forma, é o senhor do submundo.

Ele é o responsável por governar o mundo subterrâneo e todas as almas que nesse mundo habitam, sendo filho de Cronos, deus grego da agricultura e do milho e de Reia, a deusa mãe.

Há ainda a presença de cinco irmãos, Hera, deusa do casamento e das mulheres, Deméter, a grande deusa das colheitas e das estações do ano.

Héstia, a deusa do lar e da família, Poseidon, o deus do mar e dos terremotos e Zeus, o deus do céu e dos trovões.

Simbolismo e Significado Hades

Luta de Titãs

Cronos, foi quem engoliu 5 dos seus 6 filhos e ainda foi vencido em uma luta contra três filhos, com cada um portando uma arma. Esses filhos eram:

  • Zeus, com sua arma;
  • Poseidon com seu tridente;
  • Hades que tinha um capacete de invisibilidade;

Foi diante dessa vitória chamada de Titãs que ficou estabelecido que Zeus era o grande responsável pelo reino do céu, enquanto Poseidon ficaria responsável pelos mares e Hades pela terra.

Perséfone

Hades acabou ficando perdidamente apaixonado por sua sobrinha, chamada de Perséfone. A mesma era filha da sua irmã Deméter.

Com toda essa paixão decide sequestrar Perséfone e a levar para o mundo dos mortos, a tornando sua esposa e como consequência a grande rainha de todo o submundo.

Hades fica com muito medo de perder sua amada e por isso acaba lhe oferecendo sementes de Romã, uma fruta que garante que ele tenha todo o poder e domínio sobre ela.

Deméter, que é a deusa das colheitas e das estações do ano, logo fica sabendo do rapto de sua filha, entrando em uma depressão profunda, descuidando de todas suas funções com a natureza.

Leia Mais >  Olho de Hórus

Quando isso acontece Zeus e Hades decidem fazer um acordo, Perséfone iria ficar por 3 estações do ano no Olimpo, junto com sua família e 3 meses no submundo, ou seja, somente uma estação do ano ela ficaria no submundo.

Essa estação é o inverno.

Na Bíblia

O nome Hades também aparece na bíblia, vem para simbolizar o chamado ‘’Sheol (Shel)’’.

Esse local era destinado para os mortos que esperavam por ressureição, dessa forma, era um local que levava o nome de ‘’morte temporária’’.

Lendo outros trechos do livro da bíblia é possível encontrar referências sendo usado como sinônimo de túmulo e de inferno.

Representação

Hades é representado com uma coroa e o cetro de dois dentes em sua mão esquerda, simbolizando assim a vida e a morte.

Na mão direta há ainda uma coleira, que seria para representar o seu cão que possuía três cabeça.

Esse cão tinha a função de guardião dos portões do reino de Hades.

E então, já ficou a conhecer o significado Hades e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *