Leão

leão significadoO leão é popularmente conhecido como o ‘’Rei da Selva’’ aquele que consegue guardar e proteger todo o mundo subterrâneo.

O leão com certeza é um símbolo de poder por tudo que exerce dentro da natureza, além disso, é sempre relacionada a sabedoria, ao orgulho, a juventude, a ressureição, a segurança, a proteção e por fim, a justiça, ou seja, diversos significados em torno de um único animal, mas como podemos analisar, sempre significados positivos.

Além disso, o leão é considerado o sol inferior, como se fosse uma representação ‘’teriomórfica’’ (que vai representar a transformação do ser humano em animal).

Mesmo sendo um animal relacionado a agressividade, vem para representar o lado positivo de tomar essa postura mais impulsiva para o lado da agressão.

Vejamos agora o significado leão correspondente às diversas crenças e mitologias.

Simbolismo e Significado Leão

Tatuagem

Outro destaque com certeza vai para a tatuagem do leão, que é escolhida por homens e mulheres, feitas em diversos locais. O leão vem para representar a coragem e a proeza, todas as pessoas que estão tatuando uma figura como essa, tem como principal objetivo atribuir todas as qualidades do leão para sua vida.

O desenho geralmente é grande, pois estamos falando de um animal cheio de detalhes e que as pessoas desejam ser fiéis a sua representação justamente para conseguir transmitir todo esse poder associado ao leão.

Há ainda pessoas que desenham o leão como signo, nesse caso, sendo algo mais pequeno e discreto, sem tantos detalhes.

Cristianismo

Dentro do cristianismo o leão vem para simbolizar o evangelista São Marcos, juntamente com o padre São Jerônimo. Tudo isso tem relação com a iconografia cristã, que ambos aparecem ao lado de um leão.

Dessa forma, mostra para quem está olhando a figura uma relação amigável entre um homem e um leão, nesse caso, vindo para demonstrar a força e o poder da fé cristã.

Leia Mais >  Sapo

Reza a lenda que o padre acabou por remover um espinho da pata do leão e desde então, eles se tornaram companheiros leais.

Judá

Não é difícil ouvir um cristão fazendo referência a figura do Leão de Judá, nesse caso, sendo a representação do próprio Jesus. Há trechos bíblicos, como por exemplo, em Apocalipse que vão confirmar isso.

Astrologia

O leão é o quinto signo do zodíaco, o seu planeta regente é o sol. As pessoas que nascem entre o dia 23 de Julho e 23 de Agosto são chamados de ‘’leoninos’’ segundo a astrologia.

O significado desse signo geralmente vem associado a pessoas vaidosas, carinhosas, orgulhosas, dominadores e com uma personalidade bem forte, assim como acontece com um animal tão poderoso dentro da selva.

Xamanismo

Dentro das práticas xamãs o leão é um animal que representa a cura da baixa auto-estima, já que é um animal sempre associado ao poder da auto-confiança, refletindo ainda força e também vitalidade.

Rastafári

O leão é um símbolo dentro do movimento rastafári, que tem sua origem através da Jamaica e do estilo musical do reggae.

Alquimia

Dentro da simbologia alquímica o leão é considerada uma divindade que vai encerrar o mistério que está por trás da morte e com as questões do renascimento.

Nesse caso, representando um rei pós mortal.

Psicanálise e Sonhos

Dentro da psicanálise o leão vem para representar toda a força e autoridade, sendo ainda o símbolo de um desejo sexual mais pervertido. Dentro dos sonhos, quando o leão aparece, a personalidade é confrontada com desejos, que tornam tudo isso mais forte que o próprio ego.

Mitologia Egípcia

Dentro da mitologia egípcia o leão é considerado um símbolo da ressureição, além de ser um símbolo que remete a proteção dentro dos rituais fúnebres.

Leia Mais >  Abelha

Era Medieval

Dentro da era medieval o leão também era visto como um símbolo da ressureição. Considerado ainda, um guardião dos túmulos, para proteger de todos os maus espíritos.

Há ainda quem os colocassem em túmulos como forma de representar heróis, força e coragem.

China

Na China, o ano novo acontece dentro da dança do leão, com o intuito de aprisionar fantasmas e também demônios.

E então, já ficou a conhecer o significado leão e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *