Libélula

libélula significadoA libélula sem dúvidas é uma figura que costuma chamar muito atenção. São frágeis, pequenas, mas sempre bonitas ao ponto de todas as pessoas se interessarem por ela.

Ela simboliza a elegância e também a leveza. No Brasil pode ter outro nome, sendo conhecida como lavadeira ou mesmo sendo conhecida como libelinha em Portugal.

Em nosso artigo de hoje você vai saber mais sobre o significado libélula.

Simbolismo e Significado Libelula

Cultura Oriental

Dentro da cultura oriental a libélula vem sendo um símbolo de grande transformação, processando de forma constante toda a mudança de vida. Estamos falando de criaturas voadoras que disparam luz e mudam de direção de forma rápida.

Ela é considerada uma mensageira. Além disso, dentro dessas culturas a libélula consegue prever se vai chover pela maneira que elas voam, por exemplo, os voos baixos vão significar chuva, enquanto os vôos altos vem para trazer dias de sol.

Outra coisa muito presente dentro da cultura oriental quando o assunto é a libélula, é que ela representa alguns princípios presentes no Budismo, como por exemplo:

  • O desapego ao estresse;
  • A humildade ao entorno;
  • A efemeridade do momento.

Tudo isso para demonstrar que devemos viver como a libélula adulta, com muita vivacidade e sem arrependimentos de nada que iremos fazer durante a nossa vida.

De fato é uma criatura muito especial dentro dessa cultura.

Significado Negativo

A libélula também tem o seu significado visto como negativo. Tudo isso começou a partir de contos populares suecos, onde a lenda reza que o diabo utilizava esse inseto para pesar a alma das pessoas.

Há países, como na Noruega, que os habitantes chamam as libélulas de ‘’fura olhos’’, já os holandeses também não tem a melhor impressão, chamando de ‘’mordedor de cavalo’’.

Leia Mais >  Mariposa

Significado Positivo

Com certeza o significado positivo está relacionado com a renovação que a libélula pode trazer, principalmente depois de períodos mais difíceis, onde o novo consegue se fazer presente.

Em países como o Japão a libélula vem para simbolizar a força, a coragem e a felicidade. Sendo sempre associada como algo extremamente positiva para a cultura japonesa.

Tatuagem

A libélula é uma figura muito escolhida para que tatuagens sejam feitas, há diversos locais e geralmente são escolhidas por mulheres, já que remete a mais delicadeza.

A tatuagem vem para significar coragem e renovação, além de toda a beleza que a figura traz consigo.

Na China, o ano novo acontece dentro da dança do leão, com o intuito de aprisionar fantasmas e também demônios.

E então, já ficou a conhecer o significado libélula e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *