Menorah

Menorah significadoMenorah ou Menorá são nomes que representam a luz da Torá, que por sua vez, é um dos principais símbolos judaicos.

A Menorah está presente em templos e em sinagogas, estando sempre iluminada. Esses locais estão sempre cheio de luzes para simbolizar uma luz que nunca é capaz de se apagar, ou seja, Deus.

Simbolismo e Significado Menorah

Material

A Menorah é feita de ouro, isso porque o ouro é um metal que costuma não enferrujar, isso vem para reforçar ainda mais a ideia da imutabilidade divina que os judeus carregam.

Judaísmo

A Menorah é simplesmente um candelabro com 7 braços, cada ponta vem para representar as raízes da chamada ‘’árvore da vida’’, desses 7 braços o do centro é o mais importante de cada um deles.

Essa questão da Menorah ter 7 braços não é por pura coincidência, o próprio número já vem carregado de simbologia, tendo um significado muito grande para o Judaísmo.

Como por exemplo, o sabbat (sábado dos judeus) um dia guardado, representando o sétimo dia da criação do mundo. Dessa forma, esse candelabro de 7 braços vem para representar cada um dos dias da semana.

Além disso, a representação também é dos planetas e dos níveis do céu, já que para os judeus o universo é formado por sete céus.

Há ainda o fato da Menorah ser um dos símbolos mais antigos da identidade judaica, esse símbolo surgiu no êxodo dos judeus do Egito, ainda alguns séculos antes de Cristo.

O que a história conta é que esse candelabro acabou se formando a partir do outro lançado ao fogo por Moisés.

Porém, o que os pesquisadores acreditam é que a origem se deu graças a uma planta de Israel que tinha o nome de ‘’ Menorah’’, colocando essa planta em diversos ângulos diferentes, seu formato é sempre do candelabro do Tabernáculo.

Leia Mais >  Símbolos do Cristianismo

Conforme o homem ia fazendo suas descobertas arqueológicas o Menorah estava sempre presente, o curioso é que todas as associações tinham relação com a religião.

Era possível encontrar esse símbolo em sinagogas, casas de judeus, cemitérios e mais em diversos objetos que tinham relação religiosa.

Os pesquisadores ainda comentam sobre esse objeto tão importante para os judeus estar em Roma, com a igreja Católica, mas não há nenhuma teoria que possa realmente confirmar que esse pensamento está correto, são apenas suposições.

E então, já ficou a conhecer o significado Menorah e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *