Número 4

número 4 significadoComo significado número 4 temos a representação de solidez e de tudo aquilo que é tangível, esse número foi utilizado por Pitágoras para fazer referência ao nome de Deus, tudo isso porque para Pitágoras esse número era perfeito.

Dentro da numerologia o 4 vem para significar estabilidade e progresso dentro da personalidade, além de indicar a capacidade de organização, por outro lado, ter um bloqueio do número 4 na personalidade significa dificuldade em progredir.

O número 4 está fortemente ligado ao símbolo da cruz e do quadrado, mas a ligação com a cruz faz esse número ter ainda mais importância.

Simbolismo e Significado Número 4

Japão

No Japão há toda uma superstição por trás do número 4, acredita-se que ele está vinculado a morte, por isso qualquer representação ou mesmo pronunciamento desse número passa a ser evitado pelos japoneses.

Cristianismo

Já se formos olhar pela perspectiva bíblica o número 4 passa a ideia de universalidade, em diversas passagens do livro do Apocalipse é possível encontrar a presença desse número das citações.

Como por exemplo: 4 cavaleiros que trazem 4 pragas maiores, 4 anjos destruidores que ocupam os 4 cantos da terra, 4 campos das doze tribos de Israel, são 4 evangelistas que escrevem sobre a vida de Jesus (Mateus, Marcos, Lucas e João), entre outras passagens que trazem o 4 consigo.

Por tudo isso o número 4 tem um aspecto considerado como sagrado.

Hinduísmo

Não é somente no cristianismo que o número 4 consegue ter uma representação, no livro sagrado do Hinduísmo temos uma divisão de 4 partes:

  • Hinos;
  • Sortilégios;
  • Liturgias;
  • Especulações;

Os ensinamentos do rei Brahma, um dos deuses do hindu, também são divididos em 4 partes.

Leia Mais >  Símbolo do Real
Diversos

Também podemos ver o número 4 presente em diversos elementos, como por exemplo:

  • nas direções cardeais onde temos norte, sul, leste e oeste;
  • nas quatro estações, primavera, verão, outono e inverno;
  • nos quatro elementos como o ar, o fogo, a água e a terra;
  • nas quatro fases da vida humana, infância, adolescência, idade adulta e velhice.

Numerologia

Acredita-se que todas as pessoas possam ser representadas por um número, no caso do número 4, são pessoas estáveis, pessoas que gostam de defender tradições.

Outras características que podem ser vistas por pessoas representadas pelo número 4, são a lealdade, organização, seriedade, honestidade e perseverança.

Vemos uma personalidade bem sistemática dentro dessas pessoas, que vão querer sempre fazer tudo do mesmo jeito, sendo objetivos e dando valor aos pequenos detalhes.

A responsabilidade é uma característica bem forte por aqui, mas como lado negativo temos pessoas que gostam de criticar demais, porque acham que tudo da sua maneira é melhor, por isso acabam exigindo muito do outro.

Por conta disso podem ter problemas dentro do trabalho, principalmente se estiverem em uma posição de liderança, onde tendem a exigir demasiadamente das pessoas, mesmo com seu aspecto de paciência, nem sempre isso é bem visto, o que pode acabar gerando conflitos.

A rigidez com certeza atrapalha essas pessoas, que conseguem fazer tudo somente de uma forma, nunca estão abertos ao novo.

Dentro do relacionamento também mostram esse perfeccionismo, precisando que o outro lhe dê conforto e segurança para sentir-se amado dentro da relação.

Os companheiros representados pelo número 4 sempre vão tomar a frente da situação, resolvendo problemas e conflitos.

E então, já ficou a conhecer o significado número 4 e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Marca Registrada

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *