Om

significado omO “Om”, embora possa ser representado por um símbolo, ainda assim não é um símbolo visual e sim um símbolo sonoro, sendo assim impossível observar o visualmente.

Dessa forma, não veremos em lugar algum o significado Om sendo utilizado como uma imagem ou recebendo devoção e oferendas das pessoas.

Vale lembrar que a explicação para isso é que o mais importante é o som, e não a sua forma.

Para entender melhor como isso funciona, mostraremos o significado Om e os diferentes simbolismos.

Simbolismo e Significado Om

Tradição Indiana

O Om é uma espécie de mantra pertencente a tradição indiana, e esse povo acredita que o simples fato de pronunciar essa palavra já o transforma em uma pessoa divinal.

Por esta razão é muito utilizado nos rituais do Hinduísmo.

Palavra Sagrada

O Om é uma palavra ou frase considerada sagrada, além do ser humano.

Para muitas culturas, em especial as que praticam o hinduísmo esta palavra tem poder divino com uma força extremamente poderosa isso porque é considerado o sopro do criador que existe em todo o universo.

Preces Litúrgicas

No cristianismo é comummente utilizada a palavra Ámen, de origem hebraico, ao final das peças litúrgicas. Isto pode ser utilizado com uma comparação para entender a aplicação da palavra Om.

Da mesma forma que os cristãos utilizam a palavra Ámen em suas preces litúrgicas, os hinduístas também utilizam a palavra Om sempre no início e no final de cada oração feita.

Isso serve para corroborar com a ideia de que esta palavra é a primeira e principal dentre todas as demais. Ela inicia e encerra qualquer ação.

Leia Mais >  Símbolos Maori

Hinduísmo

Para a religião hinduísta, a palavra Om é a representação do próprio Deus. Os mantras são também considerados nesse sentido, e aí eles são dados os valores relativo a origem de todas as coisas e ações dentro do universo.

É possível decompor o som Om em “Aum“.

Para os hindus também se associam com a simbologia trinária de Deuses e outros objetos e características e qualidades, como por exemplo:

  •  Está associada aos os mais conhecidos deuses do hinduísmo, que são: Brama, Vixnu e Shiva;
  •  Possui qualidades consideradas cósmicas como a energia, a matéria e a essência são também associados;
  •  Três Mundos representados pelo céu, o espaço e a terra também são contemplados nessa simbologia primária;
  •  Simboliza também a composição trinária do ser humano, que é: Alma, corpo e pensamento;

Tradição Védica

A tradição védica é uma espécie de espinha dorsal de toda a cultura hinduísta, com ensinamentos diferenciados em relação as muitas escrituras religiosas existentes.

Para esta sílaba Om, que provém da palavra Oṃkāra, é a sua marca principal. Dessa forma, quem pronuncia esta sílaba é o Veda, sendo sempre pronunciado no início de cada nova mantra.

Para esta tradição o Deus Brahma pronunciou no início da criação a sílaba Om, quando eu disse: “oṃkāraścāthaśabdaśca dvāvetau brahmaṇaḥ purā”.

Diz a tradição védica que todas as coisas existentes são apenas nomes, sendo assim, tudo são Om, visto que em Om está incluso todos as demais palavras.

“Om” assim é de fato uma representação de todo o som que sai das bocas das pessoas em todas as palavras que pronunciam, independente de qual seja o seu idioma.

Yoga

Nas práticas de Yoga o som “Om” é um mantra que é pronunciado com grande frequência. Como nessa prática busca-se o estado perfeito da meditação, então é feito o uso do Om.

Leia Mais >  Árvore de Natal

Acredita-se que ao fazer uso dele a mente ficará envolvida em uma proteção especial que auxiliará no propósito de obter a perfeita meditação.

Tatuagem

Atualmente as pessoas, quer sejam homens ou mulheres, optam por tatuar seus corpos com a palavra Om. Nesse caso, ela é utilizada como uma espécie de mantra para demonstrar a fé na força.

Em qualquer local pode ser tatuada a palavra e não é um símbolo que possa designar o género feminino ou masculino.

E então, já ficou a conhecer o significado Om e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *