Perséfone

perséfone significadoPerséfone, também conhecida como Proserpina para os Romanos, é considerada uma das divindades dentro da mitologia grega, tudo porque ela representa a agricultura, a natureza, a fertilidade, as estações, as flores, os frutos e por fim, as ervas.

Perséfone é filha de Zeus, aquele que é pai do deuses e também dos homens. Sua mãe é Deméter, a deusa mãe da terra, da natureza e também das colheitas.

Perséfone é além de tudo o símbolo dos cereais, representando o ciclo da renovação da natureza e também da alternância que acontece nas quatro estações.

Segundo o mito de Perséfone, a mesma passava três estações na terra e uma estação no mundo inferior, tudo isso porque foi raptada para casar com seu tio Hades, o deus do submundo dos mortos.

Significado Perséfone e Simbolísmo

Hades e o Rapto de Perséfone

Ainda falando em rapto, tudo isso aconteceu pelo seu próprio tio, como mencionado. Na época, Perséfone era muito bonita, chamava atenção de todas as pessoas ao seu redor.

Todo esse encanto não deixou de encantar o seu tio Hades, o deus do submundo. Hades não pensou duas vezes para raptar Perséfone e a levar para o submundo junto consigo.

Porém, Deméter, a mãe de Perséfone não gostou nada disso e começou a destruir todas as colheitas, tudo isso para que Zeus se intrometesse e fizesse algum tipo de acordo com o Hades para que a filha pudesse ser devolvida.

Nessa altura era tarde demais, Hades já tinha ofertado para Perséfone a romã, na época o símbolo do casamento, assim, ela teria que ficar para sempre com ele.

Para amenizar toda a situação, o que ficou decidido é que ela passaria três meses no submundo com Hades, esses meses seriam a representação do inverno. Uma época onde a mãe sentia a ausência da sua família e deixava de cuidar como deveria da natureza.

Leia Mais >  Lilith

Por outro lado, poderia ficar 9 meses, representando 3 estações com sua família no Olimpo, ou seja, durante o outono, verão e a primavera.

Ela também ficou conhecida como ‘’Rainha do Mundo Infernal’’ ou seja, das trevas, tudo isso por conta do período que ficava com o seu marido no submundo, que por consequência, começou a ter conhecimento de diversos segredos.

Sabásio e Zagreu

Sabásio é filho de Perséfone com Zeus, que também ficou encantando com a beleza de sua filha. A lenda conta que Zeus a amou em forma de serpente, já que ela ainda era virgem.

Quanto ao segundo filho, Zagreu, não se sabe bem se é filho de Zeus ou de Héracles.

E então, já ficou a conhecer o significado perséfone e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *