Ramo de Oliveira

ramo de oliveira significadoO ramo de oliveira é um símbolo conhecido graças a igreja católica, segundo a religião, o ramo traz consigo a ideia de piedade, sendo também a derrota do pecado.

Porém, os judeus também tem o seu significado para esse símbolo, sendo algo que vem para representar a paz e também a abundância.

Além desses dois significados citados, há ainda o significado de triunfo e de vitória que esse ramo traz consigo.

Singificado Ramo de Oliveira e Simbolismo

Catolicismo

Dentro do catolicismo há ainda mesmo uma comemoração, chamada de ‘’domingo de ramos’’, acontece todos os anos, um domingo antes da Páscoa.

É nesse domingo que todos os fiéis vão até a igreja levando consigo um ramo. A ideia de carregar o mesmo é relembrar a forma triunfal que Jesus Cristo entrou em Jerusalém.

Origem

Mesmo que o cristianismo e o judaísmo tenham significados diferentes para o ramo de oliveira, a origem é a mesma e ela começa lá atrás, ainda na arca de Noé.

Noé soltou um pombo branco e o mesmo voltou com um ramo de oliveira em seu bico, a intenção de Noé ao soltar ao pombo era que terra pudesse ser encontrada depois do dilúvio.

Quando o pombo branco volta com o ramo de oliveira, Noé entende que há terra firma e também que Deus finalmente finalizou a sua batalha contra a humanidade, já que o fim do dilúvio seria a paz.

Significado

O significado maior do ramo de oliveira com certeza é o perdão, como visto na origem, quando Noé percebe que chegou a terra firme, ele entende que Deus perdoou os pecados dos homens.

Por isso para os católicos esse símbolo é algo tão importante.

Leia Mais >  Símbolos Satânicos

Folha de Oliveira

Além do ramo de oliveira também existe a folha de oliveira, mas são coisas diferentes e como significados distintos.

Por exemplo, a folha de oliveira vem para simbolizar a abundancia, a paz e a glória. As folhas de oliveira foram encontradas no final do dilúvio, também representando a ideia de terra firme e do perdão de deus.

Tatuagem

Há pessoas que optam por fazer a tatuagem desse ramo, geralmente pessoas católicas que tem como principal intuito a demonstração da sua fé.

Embora não seja comum, há muitas pessoas que estão começando a fazer essa tatuagem e até mesmo inovando para algo mais moderno, por exemplo.

E então, já ficou a conhecer o significado ramo de oliveira e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *