Rosa dos Ventos

significado rosa dos ventosA Rosa dos Ventos é um desenho que a partir dele as pessoas tentam se localizar em um determinado lugar.

É assim considerado como um instrumento utilizado na navegação. Foi bastante utilizado nesse setor porque permitia se orientar mesmo debaixo de qualquer situação de tempo.

Posteriormente passou a ser utilizada também no transporte rodoviário e aéreo para localização.

A rosa é formada pelos pontos cardeais, os colaterais e os sub-colaterais. Esse desenho com os pontos é o que consta na bússola.

Esse instrumento recebeu o nome de Rosa dos Ventos porque ao juntar os pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais ficou com a aparência de uma rosa. Esses pontos parecem com as pétalas da rosa.

Veremos a partir de agora o significado Rosa dos Ventos e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Rosa dos Ventos

Valor Simbólico

O valor simbólico da rosa remete para os sentimentos e votos de sorte, de sucesso e de transformações positivas na vida das pessoas.

História

A rosa foi criada no longínquo século XIV. A ideia era ilustrar os mapas da época designando os ventos no Mar Mediterrâneo.

Foi por esta razão que durante a Idade Média, os pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais possuíam outros nomes.

Alguns desses nomes, são:

  • Norte (Tramontana)
  • Sul (Ostro)
  • Oeste (Ponente)
  • Leste (Levante)
  • Nordeste (Greco)
  • Sudeste (Siroco)
  • Sudoeste (Libeccio)
  • Noroeste (Maestro)

Assim, a rosa representava 32 ventos do Mar Mediterrâneo, dos quais eram oito ventos principais, oito ventos secundários, e dezasseis ventos terciários.

Um fato curioso é que os principais ventos receberam o nome dos lugares da Grécia localizados próximo ao Mar Mediterrâneo, e possuem características específicas.

Por exemplo:

  • Tramontana, é um vento frio que provinha do Norte;
  • Ostro, é um vento quente que carregava consigo chuva;
  • Ponente, é uma brisa suave que sopra após uma tempestade;
  • Levante, é um vento frio e bastante úmido que carrega consigo chuva e névoa;
  • Greco, é um vento frio e seco;
  • Siroco, é um vento quente que sopra por três dias direto;
  • Libeccio, é um vento que sopra da floresta;
  • Maestro, é um vento que sopra quando a França está sob a ação das correntes de ar Ártico ou polar.

Oito Portas

Podemos também encontrar uma relação da Rosa dos Ventos com o princípio da oito portas, que indica os oito caminhos espaciais, apontados pelos pontos cardeais, que são quatro.

Para o princípio da oito portas, os quatro pontos cardeais simbolizam os quatro itens constituintes do universo, a saber: o fogo, a água, a terra e o mar.

Destaca-se nesse sentido que esses elementos não são vistos de forma isolada, são por assim uma unidade.

Também é indicativo dos quatro estados considerados intermediários da matéria, que são: o quente, o frio, o úmido e o seco.

Tatuagem

Você também poderá encontrar a Rosa dos Ventos desenhada no corpo das pessoas sem a interpretação de seu significado habitual, que é o de localização de pessoas ou objetos em um determinado lugar.

Nesse caso, as tatuagens remetem para as mudanças positivas na vida, à esperança, e à boa sorte, mas também é uma tatuagem utilizada pela máfia russa.

Essa situação é fácil ser identificada porque os membros dessa máfia se tatuam com a rosa numa posição acima do coração e neste caso, o significado da rosa remete para as questões de raças. Geralmente indicam superioridade entre as pessoas, e supremacia de alguns grupos sobre outros.

Esta poderá ser tatuada no joelho da pessoa, e isso é para dizer para as demais que ela não se ajoelha diante de nada e de ninguém.

E então, já ficou a conhecer o significado Rosa dos Ventos e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Cor Azul

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *