Símbolo da Alquimia

Alquimia é conhecida por ser a prática que vai combinar elementos como a química, a física, a biologia, a semiótica, o misticismo, o espiritualismo, a arte, a antropologia, a astrologia, a filosofia, a melalurgia e a matemática, ou seja, diversas ciências estão dentro da alquimia.

Dentro da prática existem quatro objetos que são considerados os principais, eles são chamados de ‘’transmutação’’ dos metais inferiores ao ouro, o outro seria a obtenção do Elixir da longa vida, um remédio que viria para curar todas as doenças, combater até mesmo a morte.

Lembrando que a alquimia foi um processo praticado na Mesopotâmia, Antigo Egito, no Império Perna, na Índia antiga, China Antiga, Grécia, no mundo islâmico, na américa latina pré colombiana, Europa Medieval e por fim, a era Renascentista.

Significado Símbolo da Alquimia e Simbolismo

Existem diversos símbolos da alquimia, entre eles, o ouro com certeza é o mais importante, bem como, o mais representativo desse período. No período de Europa Medieval acontecia bastante a transformação de metais comuns em ouro.

Todo esse processo era representativo de uma evolução dentro do mundo material, para o mundo espiritual.

Ouro

ouro

Os alquimistas faziam um grande esforço para que todos os metais pudessem ser transformados em ouro, esse esforço poderia representar a transformação do ser humano em seres puros e com esclarecimento.

O ouro por ser um metal bem precioso, era o símbolo da perfeição. O metal comum era a parte mais baixa dentro de um processo de purificação.

Na China o ouro tinha como referência ser a essência do céu e representar yang, a fênix seria a representação do produto final da transformação do metal comum em ouro.

Leia Mais >  Símbolos da Nova Era

Os Quatro Elementos

Os quatro elementos possuem a sua representação através de triângulos equiláteros, dois deles estão com a ponta para cima e dois deles estão com a ponta para baixo.

O elemento terra é associado ao cobre, representando assim a criação. Já o elemento água tem sua associação com o estanho, o segundo elemento que representa a purificação, o peixe também é um símbolo da alquimia que representa a água.

O ar está associado ao ferro, sendo o terceiro elemento e o que vem para representar o sopro da vida. A águia é um símbolo presente na alquimia e tem como forma de representação esse elemento.

Por fim, temos o fogo que está associado ao chumbo e é o quarto elemento da transformação final. O dragão é um símbolo que vem para representar o fogo.

Sol e Lua

sol lua

O sol seria a representação do ouro, o ponto no centro do círculo que vem para simbolizar a conclusão da grande obra. A lua, por sua vez, vem para representar a prata e a obra menor.

Bem no início os alquimistas se utilizavam de símbolos astrológicos, como o sol e a lua e símbolos celestiais, como os anjos. Mas, por medo de serem perseguidos acabaram criando e utilizando seus próprios símbolos.

Pedra Filosofal

A pedra filosofal era outro elemento considerado essencial para que acontecesse a transformação do metal em ouro. A pedra por si só, tinha o significado de pureza e imortalidade.

O símbolo da pedra era composto por triângulo, que representava o sal, o enxofre, o mercúrio, bem como o quadrado que vinha para representar os quatro elementos.

Caduceu

Caduceu

O poder de transformar o que é impuro em puro, se dá pelo caduceu, que seria um bastão, enquanto as asas iam representar o equilíbrio de todo esse processo.

Atualmente, o caduceu é o símbolo da medicina.

Leia Mais >  Filtro dos Sonhos

Selo de Salomão

Por fim, temos o selo de Salomão que seria a junção de símbolos como o fogo e a água, simbolizando a união de opostos.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolo da alquimia e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *