Símbolo da Arquitetura

simbolismo arquitetura significadoA arquitetura nada mais é do que uma arte cheia de técnicas onde é possível projetar lugares ou mesmo edifícios, tanto em questão de construção como reformas.

O arquiteto tem soluções criativas, seguindo técnicas e tendências, mas não deixando de olhar as necessidades e as demandas de cada cliente. O ambiente a ser transformado também é um fator em consideração.

Lembrando que o arquiteto é um profissional que estudou e se habilitou a realizar todas essas reformas e técnicas.

Se formos pegar a etimologia dessa palavra, temos algo como ‘’principal’’ e ‘’construtor’’. A palavra veio do grego, mas antes de chegar ao português passou ainda pelo latim.

Toda profissão tem o seu símbolo, que vem para representar alguns elementos principais da profissão. Conheça agora o significado símbolo da arquitetura.

Símbolo da Arquitetura

Esse símbolo é formado por elementos principais que vão se complementar entre si. O símbolo tem de um lado um esquadro e do outro lado um compasso, os dois vão assim formar um retângulo.

Ambos vão simbolizar ainda o céu e a terra. O compasso vai representar o traçado circular, que remete a abóbada celeste, o esquadro já tem como significado as coisas fixas da terra.

O compasso, além disso, vem para representar a construção da perfeição já que vai servir para desenhar uma figura perfeita, que no caso seria o círculo.

O círculo por sua vez, é a simbologia da justiça e da precisão.

O compasso também serve para simbolizar o olho de Deus, que está dentro do coração do espírito humano. Ele vem para representar a inteligência divina para serviço do homem.

O esquadro também vem para representar os conhecimentos da terra que os humanos conseguiram ter acesso, de forma a exercer uma ação material sobre a natureza.

Leia Mais >  Flor

Os esquadro se mostra importante dentro da arquitetura por justamente ser possível de traçar bases dentro do trabalho. Dessa forma, o esquadro vai dar todo o suporte para aquilo que o compasso visa criar.

Dentro do símbolo da arquitetura a união entre o esquadro e o compasso pode remeter a cosmogonia, sendo o mistério entre o terrestre e o celeste.

Há ainda a letra ‘’G’’ que vai aparecer no meio do emblema para simbolizar a geometria e a ordem do cosmo, isso vai proporcionar um nível de consciência, conhecimento e racionalização mais elevado.

No anel de formatura que diversos estudantes de arquitetura ganham, a pedra é safira azul. O azul vem para representar as atividades criadoras.

E então, já ficou a conhecer o significado simbolo da arquitetura e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *