Símbolo do Fascismo

simbolo do fascismo significadoAntes de falar sobre o significado símbolo do fascismo, é importante entender um pouco sobre o que foi esse período histórico tão marcante.

Como é do conhecimento de muitos, assim que a primeira guerra mundial terminou, a Itália se viu diante de uma crise muito grande, tudo graças a sua participação na guerra.

Os preços eram altos, o desemprego era quase geral e tudo isso causou crise, miséria e fome no país.

Os italianos, pensando em formas de acabar com tudo isso, buscaram um novo governo para se reerguer. Foi então, que Benito Mussolini foi eleito.

Como o país estava em uma situação de imensa vulnerabilidade, o mesmo começou a impor sua ideologia, tendo um grande apoio das massas, até que instalou a época de ditadura na Itália.

O fascismo é conhecido por uma grande valorização nacional, ou seja, são pessoas que estão sempre exaltando o seu país. Utiliza-se também da presença do militarismo e de conceitos religiosos para assim, manipular a população.

Dentro de um regime como esse os meios de censura e violência com que é oposição, também acontece.

Significado Símbolo do Fascismo

Origem da Palavra Fascismo

A palavra ‘’fascismo’’ teve sua origem da palavra italiana ‘’Fasci di Combatiimento’’ (em português, Esquadra de Combate). Por outro lado, ‘’Fascio’’ na língua italiana significa ‘’feixe de varas’’.

Símbolo Fasces

Fasces era o símbolo do fascismo, na época, o símbolo da autoridade militar que passou a ser utilizado por Benito Mussolini, o grande ditador, como já mencionamos.

O uso do fasces teve origem ainda na era Romana, era um instrumento utilizado pelos oficiais romanos para executar sentenças.

Leia Mais >  Rosa dos Ventos

Esse símbolo possui varas resistentes quando amarradas entre si e isso vem para representar harmonia e também a força da união.

As varas simbolizam ainda a autoridade de punir cidadãos, o machado vem para representar a autoridade como proteção, ou seja, temos um símbolo que tem como referencia justiça, mas também tortura e veio para transmitir qual era a ideologia do movimento fascista.

Como sabemos, outros regimes totalitários surgiram em países europeus, sendo o mais conhecido o nazismo que aconteceu na Alemanha.

Objetivos do Fascismo

O objetivo do fascismo era uma oposição as concepções mais liberais, bem como socialistas.

O termo começou a ser utilizado para abranger regimes ligados ao eixo Roma-Berlim, juntamente com os aliados e sistemas de autoridade.

Foi no ano de 1945 que aconteceu a queda de diversos regimes fascistas, foi nessa época também que a divulgação de tudo que foi feito durante esse período aconteceu e dessa forma, esse movimento perdeu totalmente a possibilidade de realizar grandes mobilizações, mas ainda sim, alguns grupos minoritários se mantiveram dentro desse regime.

Os símbolos era uma forma de imposição, respeito ao regime e afins, estava estampado em bandeiras, roupas, ruas e em outras coisas para demonstrar o que aquele estado seguia na época.

Fascismo x Nazismo

Mesmo sempre associados, os regimes tem suas diferenças, até mesmo na simbologia. O nazismo tem algumas formas de fascismo dentro de si, mas teve a questão da raça ariana, algo que não existiu dentro do fascismo.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolo do fascismo e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Cor Azul

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *