Símbolo do Real

símbolo real significadoO símbolo do Real (R$) se dá através da junção de dois elementos. O primeiro deles é a letra R que vem para representar o nome da moeda e o segundo é o cifrão, a representação gráfica do dinheiro.

O mesmo acontece com outras moedas com duas partes, uma delas sempre remetendo ao nome oficial.

Simbolismo e Significado Símbolo do Real

Real x Dólar

O real brasileiro não é a única moeda que faz uso do cifrão, por exemplo, o símbolo também vem para representar o dólar e por isso as vezes podem ser confundidas.

Embora bem parecidos, há diferenças, no dólar a letra S no formato maiúsculo é cortado por uma barra vertical, já no real, a letra S também no formato maiúsculo será cortado por duas barras em formas verticais.

Mas mesmo com essa diferença o mais é comum é a utilização do cifrão enquanto barra vertical, como é o utilizado para a representação do dólar.

História do cifrão

Para entender melhor o símbolo do real o significado do cifrão se mostra importante. Segundo a lenda, foi Hércules o responsável por separar uma montanha e realizar um dos seus doze trabalhos.

Anos depois, um general árabe fez um percurso bem difícil para chegar até o continente europeu, no meio desse percurso passou pela montanha de Hércules e por isso o local ficou conhecido como ‘’Colunas de Hércules’’.

Por ordem desse general todas as moedas começaram a ser gravadas com esse símbolo que se parecia muito com um S, a letra representa bem o local de percurso longo e cheio de curvas.

Sobre esse mesmo S se acrescentava duas barras em posição vertical para representar ainda mais as colunas de Hércules, que tem como símbolo a força a persistência.

Real Brasileiro

Leia Mais >  Trevo

O real é a moeda oficial do Brasil desde o dia 1 de Julho de 1994.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolo do real e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *