Símbolo Família

A família é uma instituição muito importante para a sociedade como um todo e por isso também há símbolos para que essa representação seja feita.

Basicamente, esses símbolos representam todas as pessoas que possuem os mesmos laços sanguíneos, se formos pegar literalmente a palavra ‘’ família’’ temos um significado de servo, incluindo pessoas que vivem na mesma casa.

Confira as principais simbologias de representação da família.

Símbolo Família e Significados

Brasão da Família

brasao de familia

O brasão da família é um dos principais símbolos que visam representar essa instituição. Esse brasão nada mais é do que uma imagem composta por um escudo e outros elementos e cores, sendo que todos os elementos e cores estarão relacionados com a família.

Por exemplo, dependendo da origem da família há elementos do país, no Brasil é bem comum que as famílias brasileiras tenham em seu brasão elementos portugueses.

Sagrada Família

Na expressão ‘’sagrada família’’ temos na verdade uma representação da típica família, que seria o pai, a mãe e o filho(s). Na bíblia, essa família é representada por José, Virgem Maria e Jesus.

A igreja que colocou em nossa sociedade essa visão da família ser vista como algo sagrado e de reprodução, já que ela vai mudando conforme gerações.

Na bíblia, no livro de Gêneses, é comum encontrar passagens que vão de encontro com essa visão.

Símbolo Nativo Americana da Família

simbolo familia significado

Os símbolos nativos americanos tem sua representação através de figuras geométricas, por exemplo, no caso do simbolismo da família o que vai predominar são os triângulos. Tudo isso para formar tendas, algo bem utilizado pela maioria das tribos.

Leia Mais >  Símbolos Masculinos

Na verdade, por aqui o símbolo da família nada mais é, do que diversos símbolos juntos. Por exemplo, o símbolo representando a mulher, o símbolo representando o homem, o símbolo das crianças e afins.

Tatuagem

Algo bem comum são pessoas que tatuam símbolos ou mesmo frases que tenham relação com a temática da família. A vantagem dessa tatuagem, é que ela pode ser representada de diversas maneiras.

Como exemplo temos o brasão da família, a escrita do sobrenome, a grafia da palavra em japonês, hindu ou mesmo outras línguas. Há ainda aquelas pessoas que desenham corações, algum símbolo relacionado ao amor e afins.

Família em Havaiano

ohana

A palavra ‘’Ohana’’ ficou muito conhecida graças a animação da Disney ‘’Lilo & Stitch’’, essa palavra havaiana representa a família, porém, não tem relação somente com o laço de sangue e sim com o afeto e o convívio no dia-a-dia.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolo família e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *