Símbolo Medicina Veterinária

simbolo veterinaria significadoTodas as profissões possuem os seus símbolos e com a medicina veterinária isso não é diferente.

Essa profissão tem como símbolo uma cobra entrelaçada nos Bastão de Asclépio (ou Esculápio) e também pela letra V. Por essas características, acaba se parecendo com o símbolo da medicina humana.

Na verdade, o que mais diferencia uma ciência da outra é a letra para indicar o veterinário.

Veja abaixo mais sobre o significado símbolo medicina veterinária e o seu simbolismo mitológico.

Significado Símbolo Medicina Veterinária

História

Asclépio é o deus da medicina dentro da mitologia grega, tudo porque, o mesmo aprendeu de forma rápida e satisfatória todo o processo de cura com Quíron.

O seu aprendizado foi tão efetivo, que ele passou a ter fama de ressuscitar pessoas, tudo isso causando a grande ira de Zeus.

Significado do Símbolo Medicina Veterinária

O bastão presente no símbolo vem para representar a autoridade desse profissional, bem como, o seu apoio aos pacientes.

Segundo a mitologia, o bastão era feito de um galho de árvore e por esse motivo também consegue representar a capacidade curativa das plantas.

A cobra que também está presenta nesse símbolo vem para representar a cura e/ou o renascimento. Tudo isso, porque a cobra é um réptil capaz de se transformar mediante as mudanças de pele.

Quanto a cor utilizada no símbolo, o que mais domina é a cor verde, que também é a cor utilizada na medicina humana.

Até mesmo a cor tem o seu significado, nesse caso, sendo a vida vegetal, a juventude e a saúde. A cor branca, que também está presente, vem para representar a integração, a luta pela vida e também a paz.

Para que esse símbolo pudesse ser unificado e realmente representar a profissão, o Conselho Federal de Medicina Veterinária, instituiu em 1994 um concurso.

Leia Mais >  Número 7

Dentro desse concurso, os representantes viram como coerente e mesmo tradicional associar a serpente, o bastão e o símbolo de Esculápio como oficial.

O ‘’V’’ que também faz parte desse conjunto, tem como moldura um hexágono irregular.

Dessa forma, o bastão e a letra ‘’V’’ sempre ficam em um tom verde escuro, enquanto a cobra e a moldura ficam em um tom claro.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolo medicina veterinária e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *