Símbolos do Batismo

símbolos de batismo significadoO batismo é um ritual muito conhecido.

O real significado do batismo é a purificação e a cura. Temos como exemplo a igreja católica, geralmente bebês são batizados pelo sacramento, representando toda a limpeza do pecado original.

Depois do batismo é que a pessoa tem condições de se tornarem filhas de Deus. Para os católicos ser batizado é a mesma coisa que receber o Espírito Santo, que passa a ser representado em forma de pomba.

Para os católicos o bebê deve ser batizado desde cedo, pois caso algo aconteça, ele pode ficar ‘’pagã’’.

Em outras religiões o batismo também existe, mas em um formato diferente da igreja católica, com a pessoa tendo idade para decidir sobre a vida em Cristo, por exemplo.

Em nosso artigo de hoje você vai saber sobre alguns símbolos do batismo, confira.

Água

A água é o principal símbolo que vem para representar o sacramento do batismo, sendo o elemento responsável pela limpeza espiritual, dessa forma, o padre que está fazendo a celebração do batismo vai derramar água na cabeça da criança na hora do batizado.

Em outras religiões a água também tem esse significado, de limpeza, porém acontece de forma diferente, como por exemplo em piscinas.

Óleo

Quando acontece a unção com o óleo estamos falando de um sinal de purificação, de libertação do mal que vai destacar as pessoas ungidas que vieram a se tornar puras.

Dentro do batismo o óleo é colocado pelo padre no peito da criança ou de quem está sendo batizado (mesmo sendo comum o ritual ser feito em crianças, pessoas de qualquer idade podem passar pelo batismo).

Leia Mais >  Bodas de Prata

Os ritos da unção funcionam como uma garantia da presença divina, que Jesus era chamado de ‘’o ungido’’.

Vela

A vela vem para representar uma luz que protege e ilumina os caminhos de quem está passando pelo ritual, afastando todas as possíveis energias negativas e conseguindo inspirar a elevação espiritual.

Veste Branca

A veste branca tem como significado a pureza, por isso dentro da tradição cristã é a cor utilizada no batismo e também pelas noivas no dia do casamento.

Sinal da Cruz

Por fim, temos o sinal da cruz que é feito no batizado representando o início da vida cristã e toda a confirmação da fé da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), o sinal é feito na batismo como forma de defesa, funcionando como um escudo protetor.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos do batismo e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *