Símbolos do Brasil

Os símbolos do Brasil tiveram a sua lei no começo de Setembro do ano de 1971.

Dentro dessa lei, estabeleceu-se quais seriam os símbolos nacionais, bem como devem ser utilizados, o formato correto e o significado que cada um deles ocupa.

Ter símbolos é importante para toda e qualquer nação, porque conseguem remeter um pouco da história e ainda fazer com que o país seja conhecido pelo mundo.

No nosso artigo de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o significado símbolos do Brasil.

Simbolismo e Significado Símbolos do Brasil

Bandeira Nacional

bandeira do brasil

A bandeira nacional se tornou oficialmente a bandeira do país em meados de 1889, logo depois da Proclamação da República.

A bandeira do Brasil é uma adaptação da bandeira do império brasileiro, porém, o escudo que representava Portugal foi substituído pelo azul com estrelas brancas.

Todas as cores da bandeira se mantiveram da anterior quando o Brasil ainda era colônia, o que mudou foi o significado.

Antes, todo significado da bandeira tinha relação com a família de Dom Pedro I, as novas cores vieram para realmente representar o país.

Nisso também foi adicionado a famosa frase que conhecemos em nossa bandeira ‘’Ordem e Progresso’’ com cada estrela representando um estado.

A cor amarela da bandeira representa o ouro, o retângulo o verde para representar a diversidade de florestas.

Armas Nacionais

As Armas Nacionais ou o Brasão Nacional tem como significado a honra a nobreza do Brasil, sendo criadas no mesmo dia da Bandeira Nacional.

No centro desse símbolo pode-se ver um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. Há ainda um ramo de café na parte direita e um de fumo na parte esquerda.

Leia Mais >  Símbolo do Euro

A faixa com o nome do Brasil também está presente.

Selo Nacional

selo nacional

O selo nacional é aquele usado para autenticar de forma oficial todos os documentos e atos do governo. Por exemplo, as universidades públicas contam com esse selo no diploma ou em qualquer certificado emitido.

O selo é uma esfera com estrelas, essas estrelas são parecidas com as que tem na bandeira brasileira, apresentando o nome completo do país (República Federativa do Brasil).

Hino Nacional

O hino não deixa de ser um símbolo que representa o país, a música é sempre cantada em eventos especiais e demonstra o patriotismo.

Quem criou o hino nacional brasileiro foi Joaquim Osório Duque Estrada e a música foi Francisco Manuel da Silva, foi em Setembro que o hino que conhecemos hoje foi considerado o oficial.

Muitas pessoas não sabem, mas o hino não pode ser cantado de qualquer forma. Na hora que ele estiver sendo reproduzido deve-se respeitar a bandeira e também o presidente eleito no momento.

Em todas as ocasiões, seja ela qual for, esportistas ou em evento solene, as regras devem ser as mesmas e o respeito ao hino.

Há ainda diversos significados em cada uma das palavras, muitas vezes desconhecidas pelos brasileiros por se aproximar muito mais do português europeu.

É importante para o cidadão entender o hino, faz mais sentido e de alguma forma ele está representando acontecimentos históricos do país.

Brasão das Armas

armas nacionais

O Brasão de Armas do Brasil foi um desenho do engenheiro Artur Zauer, na época o então presidente do país marechal Manuel Deodoro da Fonseca, foi quem pediu o desenho.

Essa brasão das Armas possui um escudo azul celeste com uma estrela de cinco pontas, que estaria formando a constelação Cruzeiro do Sul juntamente com uma espada em riste.

Leia Mais >  Número 5

Ao redor desse símbolo existe uma coroa formada com ramo de café frutificado e outro de fumo florido tudo sobre um resplendor de ouro. Esse símbolo ainda contém a data que a república foi proclamada.

O uso desse brasão é visto como obrigatório pelos poderes executivos, legislativo, judiciário e também pelas forças armadas.

É fácil encontrar esse símbolo em diversos prédios públicos dentro de algum órgão do governo. O símbolo também está muito presente nos quarteis militares e policiais.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos do Brasil e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *