Símbolos do Espírito Santo

Dentro do cristianismo há diversos símbolos que representam o Espírito Santo.

O Espírito Santo é composto

  • Pelo Pai que seria Deus que além de estar no céu está em todos os lugares;
  • Pelo Filho, que seria Jesus Cristo que veio para a terra como homem para dar salvação a todos nós;
  • Por Espírito Santo que seria um espírito de bondade, graça e de misericórdia que está sempre rondando pela terra para cuidar e sarar de todos os feridos espirituais;

Você vai conhecer os significado símbolos do Espírito Santo em nosso artigo de hoje.

Simbolismo e Significado Símbolos do Espírito Santo

Água

agua símbolo

A água é considerada um item indispensável para a vida, sendo essencial para a presença do Espírito Santo e para que aconteça a vida espiritual.

Ela tem a função de lavar, limpar, hidratar, umedecer e refrescar. Nas escrituras o Espírito Santo são mencionados como chuvas.

Além disso, a água é utilizada para um dos momentos mais importantes da vida em Cristo, o batismo.

Vento

O vento pode vir de outra forma para simbolizar o Espírito Santo, como por exemplo, pelo nome de ‘’vento’’, ‘’brisa’’, ‘’fôlego’’ e ‘’ar’’.

Em diversas partes da Bíblia essas palavras são utilizadas.

Fogo

fogo símbolo

Nos textos Hebreus podemos ver a palavra fogo sendo mencionada como ‘’Deus fogo consumidor’’’, dessa forma, o significado é o que o Espírito Santo vai se manifestar através do fogo.

Em outras passagens é possível ver Deus se manifestando através do fogo, confirmando ainda mais essa relação entre o Espírito Santo e esse símbolo.

Passagens encontradas em Isaías, Êxodo e Mateus.

Pomba

Em todos os evangelhos é possível encontrar a pomba como um símbolo do Espírito Santo, mostrando ainda a sua brandura, doçura, amabilidade, inocência, suavidade, paz, pureza e paciência.

Leia Mais >  Estrela de Davi

O pombo é conhecido por ser um animal limpo, segundo uma tradição judaica. É possível ver Deus se referindo nas escrituras como um símbolo de humildade e simplicidade.

Azeite

azeite símbolo

O azeite também é conhecido como ‘’óleo precioso’’, essa ingrediente é muito utilizado dentro da vida oriental, sendo principalmente colocado em alimentos, mas também utilizado para diversos outros fins, como por exemplo, para a cura de algumas doenças ou mesmo feridas.

Os israelitas utilizavam o azeite para ungir sacerdotes e também reis para o serviço do Senhor. Muitas pessoas chamavam ainda o azeite de ‘’óleo da alegria’’.

Toda essa prática é confirmada nas escrituras, quando Jesus ordena que a unção seja feito com óleo.

Selo

O selo traz uma grande ideia de marcar alguém, de ser propriedade de algo ou alguém, como em um objeto que vai sinalizar onde pertence. O selo é um símbolo do Espírito Santo porque representa que todos aqueles que acreditam em Jesus, estão selados com o Espírito Santo da promessa.

A confirmação do símbolo do selo acontece em outras passagens bíblicas, como em Apocalipse onde diz que Deus vai mandar selar os seus para que todas as tribulações sejam suportadas, todos aqueles que são selados no Espírito Santo não vão receber a marca da besta.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos do Espirito Santo e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *