Símbolos Gregos

Os símbolos gregos tem uma relação direta com a mitologia, já que ela é utilizada para explicar a origem de algumas coisas.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer o significado de alguns desses símbolos, confira.

Simbolismo e Significado Símbolos Gregos

Deuses Gregos

Os deuses gregos são representados por símbolos que vem para identificar as suas capacidades bem como suas funções.

Bastão de Asclépio

O bastão de Asclépio é o símbolo da medicina, por justamente significar o poder da cura, já que Asclépio promoveu a cura em diversos pacientes e ainda ressuscitava pessoas, segundo a lenda.

Por esse motivo causou fúria em Zeus que acabou lhe matando.

Caduceu

Por aqui temos um bastão com asas e duas cobras entrelaçadas entre si, sendo o símbolo de Hermes, um deus grego do lucro e das vendas, por isso hoje é a representação de ciências como a contabilidade e a pedagogia, essas áreas levam elementos do bastão para identificar sua atuação.

A contabilidade utiliza-se do elmo sobre o bastão para vir a simbolizar que as decisões tomadas pelos profissionais se encontram protegidas.

Quando o assunto é a pedagogia, o símbolo tirado do caduceu é a flor de lis, símbolo que representa toda a nobreza dessa profissão.

Águia

A águia é a representação de Zeus, por ser um animal que representa o poder e também a vitória.

Coruja

A coruja é o símbolo da sabedoria e por esse motivo é o símbolo de Atena, considerada a deusa do conhecimento.

Alfabeto Grego

Alfa e Ômega são a primeira e a última letras presentes no alfabeto grego, seria como se fosse a letra A e a letra Z no português).

Como elas representam o início e o fim, juntas podem representar Deus.

Triskle

O significado de triskle veio do grego ‘’triskelion’’ que significa ‘’três pernas’’, esse símbolo tem o aspecto de três pernas unidas e que vão transmitir a sensação de movimento circular.

Leia Mais >  Símbolo da Medicina

O significado é o poder e tem relação direta com Zeus, Poseidon e Hades.

Pavão

Pavão é o símbolo de Hera, a irmã e a terceira esposa de Zeus.

Como Hera tinha muito ciúmes de Zeus acabou ordenando ao gigante de cem olhos que tomasse conta de uma das amantes de Zeus, dessa forma, as duas marcas nas pernas do pavão tem o simbolismo dos olhos do gigante (Argos).

Outra representação do pavão com Hera é que a mesma era muita vaidosa e costuma exibir sua beleza como um pavão.

Símbolos de Zeus

Nada mais simboliza Zeus do que raios, mesmo tendo outros símbolos que o represente, como a águia e a árvore de carvalho. Já vimos o significado da águia anteriormente.

O raio é considerado um elemento de bipolaridade, já que tem o poder de criar e o poder de destruir e por isso é associado a Zeus, um Deus que tinha esse poder segundo a mitologia.

Zeus está sempre sendo representado com um raio em suas mãos, mostrando todo o seu poder de decisão, tanto do mal como para o bem.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos gregos e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *