Símbolos Indianos / Hinduísmo

Os símbolos indianos (ou do Hinduísmo) são muitos, alguns deles, muitas pessoas conhecem mas nem associam a essa religião, por exemplo.

Todos esses símbolos fazem com que essa religião seja ainda mais rica, já que muitos deles são auspiciosos, ou seja, transmitem sorte e coisas boas.

O interessante dos símbolos hindus é que eles acreditam na reencarnação e no carma.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer alguns desses símbolos.

Simbolismo e Significado Símbolos Indianos / Hinduísmo

Símbolo Om

significado om

O Om é considerado como um som sagrado, sendo o maior manta dos indianos. Esse símbolo é a representação do sopro que dá origem a vida.

O símbolo passa a ser aclamado tanto no início quanto no fim das orações presentes no Hinduísmo, ele também pode levar o nome de Aum, sendo que cada uma das letras representam um deus da trindade hindu.

Trishula

O Trishula é o objeto carregado por Shiva, considerado o deus da energia criativa, da transformação e também da destruição.

Cada uma das lanças desse objeto tem um grande significado mitológico, sendo as três funções da trindade que seria criar, preservar e destruir. Representando o passado, o presente e o futuro. Como também a vontade, a ação e a sabedoria.

Suástica

Suástica significado

Com certeza esse é um dos símbolos que mais surpreende, tudo porque é fortemente associado ao nazismo, mas diferente do que muitas pessoas pensam, a suástica é um símbolo antigo e que já esteve presente em diversas culturas.

Para os hindus esse símbolo é sagrado e o significado é ‘’sorte’’, já que simboliza bem estar e está fortemente associado com sabedoria.

Mandala

A mandala passou a ser conhecida nos últimos anos, diversas pessoas começam a tatuar. Esse símbolo pode ser feito de formas diferentes, como por exemplo, em um aspecto circular ou como um quadrado dentro de um círculo.

Leia Mais >  Símbolos Chineses

Dentro do hinduísmo a mandala é utilizada para meditação, sendo a residência de muitas divindades

O grande significado da mandala é que as pessoas crescem quando saem dos anéis exteriores e conseguem chegar ao ponto principal da mandala, que é o seu interior.

Tilak

tilak simbolo

O Tilak é uma marca presente na testa que vem para sinalizar que o seu portador é praticante dessa religião. Sendo esse símbolo como um terceiro olho, simbolizando a consciência da pessoa em querer se tornar alguém melhor.

Deuses

Há diversos deuses no Hinduísmo, cada um deles vai representar um aspecto da trindade hindu. Essa trindade é formado por Brahma, Shiva e Vishnu.

Deus Brahma

deus Brahma

Brahma é considerado o deus criador, com 4 cabeças, cada uma delas representa pontos cardeais, simbolizando as quatros partes do Vedas (o livro sagrado do Hinduísmo), os quatro Varnas (sistema de castas) e os quatro Yuga (divisão do tempo).

Deus Shiva

Shiva é o deus destruidor ou transformador, o seu trindade é a representação dos raios, que por sua vez, são representados pelo terceiro olho na testa de Shiva, sendo o símbolo da força divina.

Deus Vishnu

Por fim, temos o deus preservador, que já foi o deus menor mas conseguiu alcançar outro nível.

Ele é responsável pela preservação do universo.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos indianos / hinduísmo e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *