Símbolos Indígenas

Os indígenas foram os primeiros povos a ocuparem diversos territórios. Eles possuem características únicas, tanto de linguagem, como de cultura.

Cultura essa conhecida por ser extremamente rica com símbolos, artes, artesanato, tatuagens e mais, tudo isso expressando o conhecimento, a sabedoria e tudo que é sagrado dentro dessa cultura.

Alguns símbolos indígenas estão ficando populares. Em nosso artigo de hoje você vai conhecer sobre alguns deles e o respectivo significado símbolos indígenas apresentados..

Simbolismo e Significado Símbolos Indígenas

Símbolos Tupi  (Guarani)

 

simbolos tupi significado

Os símbolos que são utilizados pelos tupis guaranis surgem basicamente de três desenhos formados por figuras geômetras diferentes, o nome dessas figuras são: Ypara Korá, Ypara Jaxá e Ypara Ixy.

Ypara Korá

Os desenhos do Ypara Korá passam a ser baseados na pele das cobras, costumam apresentar formas de losango e de quadrado.

O significado é acolhimento, que as casas dessas pessoas estão prontas e disponíveis para receber os familiares que vem de longe.

Ypara Ixy

Ypara Ixy

Já os desenhos que estão em zigzag do Ypara Ixy, são parecidos com os movimentos das cobras.

Para além desses desenhos, existem outros que passam a ser utilizados, como por exemplo padrões de borboleta e de coração. O padrão de borboleta vem para significar o sentimento de gratidão pela liberdade.

O povo indígena preza demais esse sentimento de ser livre e comparam isso com o voo das borboletas. O padrão de coração é o mais utilizado entre os guaranis para decorar cestos e presentar pessoas que sofrem com algum problema do coração.

Filtro dos Sonhos

Com certeza um dos símbolos mais populares é o famoso ‘’filtro dos sonhos’’, que passou a ser utilizado nos últimos anos.

Leia Mais >  Ouroboros

Muitas pessoas não sabem, mas esse símbolo é indígena americano e serve para proteger, sendo conhecido também como ‘’teia dos sonhos’’.

O objeto tem como funcionalidade caçar sonhos, por isso deve estar sempre pendurado sobre a cama da pessoa ou em algum lugar que consiga receber sol.

Assim, o filtro dos sonhos consegue apanhar todos os pesadelos, deixando livre até o dia amanhecer para ser destruído pela luz do sol.

Símbolos Maori

Símbolos Maori significado

Os símbolos Maori pertencem aos índios da Nova Zelândia, são tatuagens consideradas sagradas e de forte significado, já que vem para ressaltar a identidade desse povo.

A maioria desses símbolos tem relação direta com a natureza, representando ainda sabedoria e proteção para quem os tatua.

Esses símbolos estão sendo escolhidos para tatuagem fora da cultura indígena.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos indígenas e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *