Símbolos Nazistas

símbolos nazistas significadoMuito se fala sobre o significado símbolos nazistas, que teve como líder Adolf Hitler.

Nessa altura, o líder do movimento escolheu a suástica para representar o nazismo, por isso o símbolo acabou sendo manchado.

Simbolismo e Significado Símbolos Nazistas

Suástica

Na verdade, a suástica não tem nenhum significado ruim, o grande problema foi realmente sua associação ao movimento.

O símbolo representa o sol, tudo porque sua forma estava associada aos pontos cardeais, aos quatros elementos e aos quadros ventos.

O símbolo tinha uma conotação religiosa, sendo encontrada em diversas culturas pelo mundo, mas mesmo religioso, não deixa de ser o seu significado místico, podendo também ser relacionado com a felicidade, salvação e sorte.

Não se sabe porque a suástica acabou sendo escolhida para representar o movimento, mas há estudiosos que afirmam que a grande intenção era utilizar do poder cósmico do símbolo, indo até mesmo de encontro com a magia negra.

A formação da suástica é uma cruz que possui extremidades curvadas e também posicionadas em torno do centro estático, há culturas que utilizam ainda hoje desse símbolo para representar a regeneração da vida.

Há ainda outros nomes para esse símbolo, como cruz suástica ou cruz gamada. Civilizações como os astecas, celtas e até mesmo os budistas, utilizaram dessa simbologia.

Tipos de Suástica

Há ainda diversos estilos de suásticas, tudo vai depender da cultura em que esse símbolo era utilizado. A estrutura é sempre a mesma, porém, o significado é o que pode mudar.

As mais populares são as suásticas com os braços apontados para a direita e com os braços apontados para a esquerda, que vem para representar tanto o masculino como o feminino.

Leia Mais >  Cor Rosa

Por exemplo, na cultura indiana a suástica é um símbolo que era muito presente em rituais, comemorações e afins, já que era bem associado ao Buda e ao conceito de ter sorte e levar esperança.

Adoção pelos Nazis

Foi em 1920 que a suástica teria um triste destino, deturpando totalmente os eu real significado. Como mencionado, era o grande símbolo para representar a supremacia da raça ariana.

Hoje, o símbolo é muito mal visto, toda vez que colocado ou mesmo mencionado em algum lugar. Tudo isso porque foi um tragédia mundial e histórica, que nem mesmo o real significado desse símbolo consegue desassociar ao movimento.

Houve ainda outros símbolos do partido nazista, como por exemplo, a águia, o SS, 88 e o número 18. Todos utilizados para retratar alguma coisa.

E então, já ficou a conhecer o significado simbolos nazistas e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *