Símbolos Vikings
O significado dos símbolos vikings tem a ver com os símbolos alquimistas ou nórdicos. O nome está atrelado a uma mitologia antiga que considera Odin como um Deus líder entre os demais deuses nórdicos.
Existem muitos símbolos vikings com os mais diversos significados. Procuraremos listar aqueles mais conhecidos e que foram mais habitualmente utilizados por esses guerreiros históricos.
Veremos a partir de agora o significado símbolos vikings e as suas interpretações.
Conteúdos
Simbolismo e Significado Símbolos Vikings
Símbolos Solares
Os símbolos solares existem desde o neolítico como uma representação do religioso e dessa forma estavam atrelados ao Deus dos céus.
O símbolo era comum ser atribuído a um carro com rodas, que também era conhecido como o carro do Sol ou mesmo com um barco. Independente do veículo, ambos percorreram o firmamento da terra e da água, respectivamente.
Os símbolos solares podem ser na forma:
Os Vikings utilizaram estas formas como transmutação em rituais aos deuses Thor, Týre e Odin.
Espiral
Para os Vikings, o espiral está presente em rituais de veneração ao Deus Odin. É possível ver este símbolo na estrela de Stenkyrka, onde existe um guerreiro carregando um escudo com desenhos em espiral.
Alguns estudiosos tentam explicar a utilização do espiral em rituais ao Deus Odin.
Para alguns, é simplesmente a representação de rodas girando. Enquanto isso outros acreditam que além de refletir círculos em movimento indicavam o estado de embriaguez dos guerreiros Vikings quando estavam venerando o seu Deus Odin.
Fylfot ou Suástica
No mundo euro-asiático este é, sem dúvida, um dos símbolos mais antigos dentro dessas culturas e para os Vikings este é uma derivação do símbolo espiral.
Acredita-se que o Fylfot esteja atrelado ao martelo que Thor utiliza, ou ainda associado ao fogo e trovões que existem no céu. Observa-se em objetos do tipo pingentes onde se pode ver o machado e o desenho da suástica.
Também é um símbolo utilizado no culto a Horagales, que para os Vikings finlandeses representa o Deus do trovão.
Eram utilizadas em espadas de guerreiros Vikings do século IX, e a ideia era dizer que aquele instrumento de guerra era protegido pelo Deus Caolho.
Trefot ou Triskelion
O Trefot é um dos símbolos Vikings que está associado com o número três e pode ser encontrado nas mais diversas formas e com derivações morfológicas bem distintas.
Como variação de forma e morfologia, encontramos o Trefot ou triskelion na estela de Stenkyrka Lillbjärs e também na rocha de Snoldelev.
O significado é para indicar o recebimento de um guerreiro Viking morto. Certamente uma Valquíria o aguardava com um corno de hidromel em mãos.
Valknut
Este é provavelmente o principal símbolo viking e que representa o Deus da riqueza, da guerra, da vitória e dos céus.
Este também é chamado de “nó dos escolhidos” ou de “nó dos enforcados”, e nesse sentido é utilizado no culto aos mortos isso porque este símbolo busca venerar o deus Odin, sendo que este é o responsável por fazer a passagem dos viventes para o mundo dos mortos.
Os triângulos que se entrelaçam formando este símbolo indica o poder que existe da vida em relação à morte.
Chifre de Odin
Esse símbolo é a representação da autoridade e também da força representando um hidromel mágico. Para os que ainda não sabem, o hidromel é uma bebida que vem sendo apreciada desde a antiguidade, ela é feita da associação da água com o mel.
A história lendária conta que Odin em uma árdua procura chegou, enfim, a encontrar esta bebida que passou a ser chamada de hidromel.
Elmo do Terror
O nome original do Elmo do Terror é Ægishjálmur e era bastante utilizado como símbolo Viking e também como uma espécie de amuleto que remetia à proteção.
À época pensava-se que um guerreiro viking ao utilizar o amuleto tornaria-se invencível diante dos seus adversários.
E então, já ficou a conhecer o significado símbolos Vikings e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?
Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.