Suástica

Suástica significadoMuitas pessoas tem uma ideia um tanto quanto diferente quando o assunto é o significado suástica, ao longo desse artigo você vai entender o porque dessa ideia negativa e se surpreender com o verdadeiro significado da suástica.

Tudo porque a suástica é um símbolo considerado místico que vem para representar a busca pela felicidade, a salvação e a sorte.

O formato da suástica é uma cruz com extremidades curvadas e posicionadas em torno de um centro elástico.

A suástica é um símbolo que já foi utilizado por diversas culturas e por conta do seu formato, diversas culturas consideram o símbolo como a representação da regeneração da vida.

A suástica também é conhecida como ‘’cruz suástica’’ ou como ‘’cruz gamada’’ e como mencionado, há relatos desse símbolo na história por diversas culturas.

Alguns registros sugerem que a suástica era utilizada desde o período neolítico. Os registros também mostram que o símbolo estavam presentes com os astecas, os celtas, o povo do Egito, os gregos e até mesmo os budistas.

Com certeza todas essas informações são surpreendentes para quem associa a suástica somente ao nazismo.

Vejamos agora o significado suástica correspondente às diversas crenças e mitologias.

Simbolismo e Significado Suástica

Tipos de Suástica

Essa diferença de significado e da suástica sendo utilizada em diversas civilizações se dá pelos diferentes estilos. Mesmo a estrutura sempre a mesma, uma cruz com portas partidas, há significados diferentes por conta do estilo do desenho.

Os principais tipos de suásticas são:

  • A primeira com os braços apontados para o lado direto;
  • A segunda suástica tem os braços apontados para a esquerda.

Como mencionado, essa questão dos lados apontados vem para indicar o ciclo da vida, movimentos de renovação e de nascimentos.

Na Índia, por exemplo, a suástica era um símbolo utilizado nas mais diversas cerimônias, como comemorações. Sempre associando ao Buda e um conceito cultural da cultura indiana que chama-se ‘’auspicioso’’ algo que remete a sorte e a esperança. Ou seja, um símbolo próspero.

Leia Mais >  Símbolos da Nova Era

Suástica nazista

Foi somente quando utilizada pelo partido nazista que a suástica teve a sua grande popularização.

Os nazistas adoram esse símbolo como parte do seu partido quando o mesmo foi fundado, em 1920. A imagem de alguma forma, passou a representar o que o partido desejava, a supremacia da raça ariana.

Há diversos teorias que tentam entender o porque dessa escolha para o partido nazista, a explicação que mais se aproximou até agora foi o fato de algumas semelhanças erem encontradas entre os sânscrito e o alemão enquanto língua.

Ainda nessas pesquisas que foram realizadas, acredita-se em uma interpretação que os indianos e os alemães vieram da mesma raça, que no caso era a raça ariana.

Como o símbolo da suástica passou a ser negativo?

Como mencionado, muitas pessoas nem mesmo sabem a origem da suástica por logo associarem a algo ruim pelo período nazista. Realmente a associação negativa tem lógica, afinal, estamos falando de diversas mortes e um período sombrio da história que nunca será esquecido.

Por conta do nazismo, em alguns países esse símbolo foi totalmente proibido, já que era sempre associado a apologia do nazismo. No Brasil, por exemplo, existe uma punição para quem utilizar desse símbolo para fazer apologia as ideias nazistas.

Origem da Suástica

Quanto a origem desse símbolo, hoje tão negativo, acredita-se na existência há mais de 7 mil anos.

A primeira utilização da suástica foi pelas pessoas que estavam habitando a região da Eurásia, ainda em período Neolítico. Esse símbolo também já foi utilizado pelas primeiras civilizações que ocuparam a América do Norte e a América Central.

Se formos pensar na etimologia da palavra temos algo como ‘’boa sorte’’ ou ‘’condutora da boa sorte’’ tudo isso em sânscrito, uma língua bem antiga da Índia que atualmente não é utilizada.

Leia Mais >  Cruz Invertida

Sendo assim, a maioria das civilizações que utilizaram desse símbolo, sempre associaram com coisas boas. Somente depois do nazismo que a suástica nunca mais terá o mesmo significado, não podendo ser utilizada livramente, como citado.

E então, já ficou a conhecer o significado suástica e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *