Cores

As cores são várias e possuem diversos significados. Estes podem transmitir sensações às pessoas desde alegrias até tristezas, pontos negativos e também positivos.

Conheceremos a partir de agora o significado cores, em especial daquelas que são mais utilizadas no dia a dia.

Simbolismo e Significado Cores

Vermelha

A cor vermelha é indicativa do desejo, da juventude, da coragem e da criatividade. Esta cor é um estimulante natural para os olhos.

As várias tonalidades de vermelho podem variar em seus significados. É por esta razão que é considerada como uma cor ambígua.

De um modo geral, o vermelho de tonalidade clara indica a sorte, o amor e a paixão, enquanto que o de tonalidade escura, é uma representação do perigo, da batalha e do desejo.

Azul

A cor azul é sempre atribuída as coisas celestiais e ao céu que vemos no horizonte. Juntamente com o branco, são as duas cores que transferem paz para as pessoas.

Ao azul é atribuído a reflexão, a ingenuidade e ao talento.

Destaca-se que algumas culturas do oriente atribuem à cor azul a ingenuidade no sentido de indicar inexperiência. Já no ocidente, quem ganha esse aspecto é a cor verde.

Verde

A cor verde é indicativa da natureza, da esperança, da alegria, da juventude e também do dinheiro. Estes são os aspectos positivos dessa cor.

Atrelar o verde à natureza é algo que existe desde a antiguidade. Por esta razão o deus da vegetação chamado de Osíris é comumente representado por essa cor.

Em relação à juventude, a associação é decorrente do contraste que existe entre a passagem do verde para o amadurecimento de uma fruta.

Destaca-se que religião do Islamismo vê o verde como uma cor sagrada.

Branco

A cor branca é indicativa principalmente da paz. Além disso, ela indica a pureza, o frescor, a calma, e também a rendição.

Os vestidos de noivas são geralmente na cor branca justamente por representar a pureza. Nesse mesmo sentido, as crianças que passaram pelo batismo ou que irão passar pela primeira comunhão se vestem de roupas nessa cor.

Destaca-se que em países como o Japão, a China e a Índia, o branco é a representação do luto. No continente europeu em algumas culturas possui também este mesmo significado já desde à muito tempo atrás.

Preto

A cor preta é indicativa de ausência de cor. É por isto que é amplamente associada com as questões relativas ao mal.

Ela é tida como uma contradição do branco. Nesse sentido representa a impureza e o ataque, e é representativa do submundo.

É válido ressaltar que em sua originalidade a cor preta remetia para a sofisticação e alteridade.

As religiões muçulmanas e cristianas tem nessa cor a representação do luto.

Laranja

A cor laranja é exatamente a cor dos vestidos utilizados pelos monges indianos. É por esta razão que é identificada como a cor para renunciar os prazeres dessa vida.

Na Itália, especialmente na cidade de Roma, os vestidos de noivas eram na cor laranja, e por assim representava a fidelidade e a permanência em relacionamentos.

Por ser uma cor que advém do vermelho e do amarelo, ela pode possuir o mesmo simbolismo dessas duas cores.

Amarelo

A cor amarela é associada com o sol e o ouro. Tem seu lado positivo quando é indicativa de vida, de luz e brilho, de esclarecimento.

Em seu lado negativo, o amarelo indica a covardia e a contração, além da inveja. Essa interpretação não é comum em todas as culturas.

Rosa

A cor rosa é a cor mais representativa da feminilidade. A sua aparência é de total delicadeza e remete para todos os atributos positivos e delicados das mulheres.

É commumente conhecida como  cor-de-rosa. Nesse sentido está muito atribuído aos contos de fadas, as princesas e aos contos infantis.

Em relação ao amor, o rosa e o vermelho tem referências. O primeiro, diz respeito ao amor carregado de romantismo, enquanto que o segundo, refere ao amor carnal, e a algo mais aproximado da paixão.

Violeta

A cor violeta é uma representação do equilíbrio existente entre o espírito e a matéria. É uma transmutação da púrpura e do roxo.

Essa cor indica o segredo e simboliza a alquimia.

Na semana santa ela é muito utilizada, visto que é amplamente associada com a morte de Jesus Cristo. Nesse sentido, a cor violeta indica penitência.

E então, já ficou a conhecer o significado cores e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *