Flor de Lotus

significado flor de LotusO Lotus é uma espécie de planta que nasce e se desenvolve em um ambiente com muita água. É por esta razão considerada uma planta aquática

Ela possui normalmente caules, folhas verdes e flores que desabrocham na superfície aquática de alguns rios, riachos e pântanos.

Esta planta é também conhecida com os nomes de lótus-da-índia, lótus-egípcio, padma e lótus-sagrado.

Veremos a partir de agora o significado Flor de Lotus e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Flor de Lotus

Oriente

Embora também muito conhecida no Ocidente, é no Oriente onde a flor de lótus é amplamente associada ao lado espiritual.

Dessa forma, a flor pode servir a rituais porque a sua simbologia remete para a pureza do espírito. É por esta razão considerada como uma flor sagrada para todos os orientais.

Budismo

Para a religião budista, a flor de lótus também representa pureza, não apenas do espírito, mas também do corpo e da mente.

A interpretação e significação começa a partir da observação da água. Geralmente encontramos a flor na superfície de águas lodosas devido sua à densidade esse tipo de água.

Para o Budismo essa relação significa o apego que as pessoas têm pelas coisas dessa vida, em especial aos desejos materiais e carnais.

A história budista conta que enquanto o Buda era uma criança e caminhava em seus primeiros passos com os pés firmados no chão, foram surgindo repentinamente flores de lótus exato onde ele pisava.

Por conta dessa interpretação é que a flor é associada fortemente ao Budismo e a todos os ensinamentos criados e difundidos pelo Buda.

Religiões da Ásia

Não é apenas o Budismo que tem como sagrada essa flor. Praticamente em todas as religiões nativas do continente asiático suas divindades estão associadas com a flor de lótus.

É muito comum que os deuses em forma de estátuas sejam apresentados sentados em cima de uma flor em rituais de meditação.

Yoga

Na prática da Yoga existe uma posição, a Padmásana, que também é chamada de Lotus. Ela é exatamente a posição mais tradicional para a meditação.

Quando vir alguém sentado com as pernas entrelaçadas e suas mãos apoiadas sobre os joelhos, ali é a representação da flor de Lotus.

Literatura Clássica

Na literatura clássica do continente asiático encontramos a flor associada às mulheres, em especial fazendo referência a todas as características femininas que para a sociedade são consideradas ideais.

Dessa forma, é símbolo da pureza e da perfeição, e também da beleza, da graça e da elegância, atributos estes tão comuns nas mulheres.

Ciência

A ciência também busca compreender o valor e possíveis aplicações dessa flor no quotidiano das pessoas. Porém, ainda é mistério científico algumas características encontradas.

Por exemplo, a flor de Lotus consegue repelir microorganismos, e além disso, as partículas de pó também não permanecem sobre ela.

Mas é fato já sabido na ciência de que a flor, bem como a planta no todo, possui especificidades sedativas capazes de envolver a pessoa em um sono profundo.

Sabe-se ainda que ao ingeri-la, a pessoa poderá ter momentos de esquecimento, ou seja, de amnésia.

Mitologia Grega

A mitologia grega considera a existência de um povo que viveu no norte da África, especialmente em uma ilha. Esse povo se chamava de Lotófagos.

Seu nome advém do fato de que sua alimentação era a planta e a própria flor de Lotus. Já se sabe que ela é capaz de envolver a pessoa em um profundo sono e causar momentos de amnésia em quem as comem.

Lotus Rosa

A flor na cor rosa é associada exatamente com a figura do Buda e outros personagens considerados divinos por algumas religiões, mas algumas pessoas tendem a confundi-la com a Lotus na cor branca.

” Branca

A Lotus branca surge com oito pétalas e a sociedade a associa com a pureza espiritual e da mente.

” Azul

Lotus azul é comummente encontrada fechada, o que indica não revelar o que existe em seu interior. Nesta cor, a flor é associada com o conhecimento e a sabedoria.

” Vermelha

A flor de Lotus vermelha está intimamente ligada com a personagem do Buda. É por esta razão que recebe o nome de Buda da Compaixão ou Avalokitesvara.

Remete a tudo que é de sentimento atrelado ao coração. Por exemplo, o afeto, o amor e a compaixão, e até mesmo a paixão é associada a Lotus vermelha.

E então, já ficou a conhecer o significado Flor de Lotus e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *