Mão de Fátima

significado mão de FátimaO significado mão de Fátima remete para a religião muçulmana.

Também chamada de Hamsá, a mão é um símbolo que tem origem árabe e significa cinco. Esse número refere aos cinco dedos de uma mão.

Veremos a partir de agora com mais detalhes o significado mão de Fátima dentro dessa religião árabe que é o conhecido Islamismo.

Simbolismo e Significado Mão de Fátima

Inspiração

A inspiração e consequente origem da criação da mão de Fátima dentro da fé islâmica está atrelada com uma das filhas do profeta Maomé.

Dentre os filhos deste profeta, uma destas possuía o nome de Fátima, e ela serviu como inspiração, espelho e modelo para todas as mulheres muçulmanas.

Se fizermos uma comparação com o cristianismo, Fátima se assemelha muito com a Virgem Maria, tão venerada pelos católicos.

Fátima é um exemplo de mulher e filha com seus atributos de obediência e devoção que toda mulher muçulmana deve se inspirar.

Formato da Mão

O formato da mão de Fátima possui uma simetria, sendo que os dois dedos extremos têm tamanhos iguais, ou seja, o polegar e o mindinho, enquanto que os três dedos do meio da mão possuem tamanhos diferentes.

É interessante destacar que em algumas situações a mão pode aparecer com o polegar e o mindinho em tamanhos distintos.

Na ilustração que é feita existe um olho bem ao centro da mão. A interpretação deste olho pode variar remetendo para a estrela de Davi, para o olho de peixe, o de pomba ou mesmo o olho grego.

Mão Invertida

A mão de Fátima é sempre ilustrada com os dedos voltados para cima. No entanto, ela pode ser encontrada de forma invertida.

Na verdade não se sabe ao certo quem inventou este novo posicionamento e por que assim fez.

Não se sabe o que de fato queria transmitir com essa inversão da mão, porém estudiosos e outros curiosos não deixariam passar em branco esta situação e por esta razão se lançaram em buscas por descobrir o que provavelmente indica a mão de Fátima invertida.

Nesse sentido, acredita-se que a mão em sua posição original indica a feminilidade, enquanto que a invertida faz referência a masculinidade. Em ambos os casos, a ideia é falar sobre as energias masculinas e femininas.

Islamismo

Dentro da cultura árabe existe a religião muçulmana, que também é conhecida como Islamismo.

Os seguidores desta religião são quem faz uso diário do símbolo da mão de Fátima e dentro desta religião, cada dedo da mão remete para um dos cinco pilares, que veremos a seguir:

  • Shahada – significa a afirmação da fé em cada pessoa;
  • Salat – remete para as orações que devem ser feitas diariamente pelos seguidores da fé;
  • Zakat – diz respeito à piedade, especialmente ao ato de dar esmolas;
  • Sawm – na época do Ramadan, é necessário que cada seguidor muçulmano faça jejum;
  • Haji – indica a necessidade que cada muçulmano tem de fazer a peregrinação à Meca pelo menos uma vez na vida.

Judaísmo

Como já se sabe esse é um dos principais símbolos da religião islâmica, sendo inspirada e criada em uma das filhas do Profeta Maomé, a Fátima.

Apesar de pertencer especificamente a essa religião, o judaísmo também faz uso da mão de Fátima. Nesse caso os seguidores dessa fé a utilizam como uma proteção em relação ao mau olhado.

História

O que sabemos atualmente é que ambas religiões, islamismo e judaísmo, fazem uso da mão de Fátima ou Hamsá como amuleto, embora na fé islâmica haja proibição da utilização de amuletos.

Porém, a história conta que antes dessas religiões, o povo fenício já fazia uso em uma associação com a deusa chefe de Cartago, chamada de Tanit.

Para esse povo a mão era capaz de afastar todo o mal que houvesse em volta das pessoas. E só algum tempo mais tarde é que esta ideia passou a ser utilizada também pelo povo árabe.

Tatuagem

Apesar de a mão de Fátima ser um símbolo religioso, as pessoas também fazem uso deste em forma de tatuagem e como uma espécie de amuleto.

Quando alguém opta por se tatuar com este símbolo a ideia é geralmente ter proteção em relação as energias negativas e ao mau olhado.

Acredita-se que tatuado dessa forma passa a existir um poder mágico sobre a pessoa capaz de a proteger em todas as situações.

E então, já ficou a conhecer o significado Mão de Fátima e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *