Águia

significado águiaO significado águia remete de um modo geral para as questões de força, de coragem e de autoridade isso porque é tida como um símbolo da imponência e também da beleza.

Por esta razão a águia é comummente chamada de rainha das aves ou rainha dos céus. Ela é assim conhecida porque também pode indicar uma proteção espiritual e vitória.

Veremos a partir de agora o significado águia e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Águia

Ciência

Para a ciência, a águia é uma ave considerada de rapina e pertencente à família Accipitridae. É geralmente de tamanho grande, com bico encurvado e muita plumagem.

É destaque a sua força e a sua capacidade visual. A esse respeito é de destacar que esta ave possui a capacidade de enxergar oito vezes mais que o ser humano.

Por esta extraordinária capacidade conseguem ver de longe uma provável presa este animal carnívoro se alimenta principalmente de peixes, mamíferos e répteis.

De modo geral é um animal ágil e de muita habilidade, é predador e muito guerreiro.

Mitologia Grega

Um dos deuses mais conhecidos e considerado o mais poderoso dentro da mitologia grega chama-se Zeus, o qual é representado muitas vezes por uma águia isso porque sua força e coragem é comparada à de Zeus.

Celta

Para a cultura Celta esta ave de rapina simboliza a renovação e também o renascimento. 

Egípcios

Os egípcios do Egito antigo tinham essa ave como um importante símbolo cultural à qual se atribui a uma relação próxima com as questões religiosas e espirituais.

Para esses egípcios a águia simboliza a vida eterna.

Negócios

No mundo dos negócios este animal também ganha destaque.

É muito comum chamar de águia aquelas pessoas que se destacam com seu talento, inteligência e perspicácia.

Fazendo comparação com a excelente visão que este animal possui, também fala-se que aquelas pessoas que conseguem chegar ao topo porque vêem além do óbvio e com suas atitudes assentadas sabem transpor os obstáculos.

Auto-ajuda

Os livros e pessoas que tratam de questões de auto-ajuda visam aumentar a auto-estima motivando aquelas que estão desanimadas utilizando simplesmente analogias com uma águia.

Já sabemos que trata-se de um animal forte e corajoso, de grande soberania e que consegue tratar as situações com sua extrema capacidade.

É baseado nisso e as mensagens de confiança e auto-estima são transmitidas as pessoas.

Mensageira do Divino

Em algumas culturas esta ave de rapina é associada com o dívino.

Ela é tida como uma mensageira divinal e nesse sentido representa uma proteção espiritual.

Cristianismo

Para a religião cristã a águia é muitas vezes vista como um símbolo do poder de Deus e como é um meio para entender os planos e as palavras de Deus.

Identidade Nacional

Alguns países do globo resolveram adotar a águia como um símbolo e identidade nacional, sendo exemplos disso os Estados Unidos e Alemanha.

Porém, há muito tempo atrás este animal também era adotado como simbologia nacional de alguns impérios, como o santo império medieval, austríaco, romano e o russo.

Alquimia

Para alquimia existe uma relação simbólica entre a transmutação do metal para o ouro. Referem aquela transformação de algo considerado impuro para uma substância pura.

Os alquimistas tem a ave como um símbolo do nascimento e da renovação quando esta é enxergada em associação com o mercúrio e o ar.

Águia de Duas Cabeças

Águia de duas cabeças ou águia bicéfala era o símbolo solar muito utilizado nos brasões.

Também é representativa dos impérios ocidental e oriental de Roma: Para a cultura local, uma cabeça está voltada para o Oeste, onde está Roma, enquanto que a outra cabeça é voltada para o leste, onde está o Bispo e o império bizâncio.

Também se destaca a informação de que as sociedades que viveram na Ásia menor interpretavam como um símbolo de poder.

Mitologia Germânica

Para a mitologia alemã, o principal Deus de Válhalla, chamado Wotan, é representado pela figura de uma águia.

E então, já ficou a conhecer o significado águia e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *