Árvore da Vida

significado árvore da vidaO significado árvore da vida é encontrado em diversas culturas no Ocidente e no Oriente.

Conheceremos agora as suas mais tradicionais interpretações ao redor de todo o mundo.

Simbolismo e Significado Árvora da Vida

Símbolo Sagrado

A Árvore da Vida é um símbolo sagrado dentro de muitas culturas deste mundo isso porque está relacionada às questões espirituais e materiais.

Essa associação é interpretada como um elo entre o céu, a terra e o submundo. A explicação disso leva em consideração as folhas da árvore, o seu caule ou tronco, e as suas raízes.

Para as culturas que a consideram como símbolo sagrado, esta árvore tem folhas que crescem em direção ao céu, e seu tronco é relacionado com a terra, sendo que suas raízes são profundas para encontrar o submundo.

Nesta interpretação a árvore é representativa da imortalidade e da fecundidade e criação.

Assírios

Os Assírios são quem possui a árvore da vida mais tradicional. Para eles, este também é um símbolo sagrado e associam-na com a fecundidade.

Esta é representativa da deusa Ishtar, que é o símbolo da destruição e também da fertilidade.

É de destacar que esta deusa é uma das mais conhecidas entre todas as divindades existentes na Mesopotâmia.

Esta crença originou muitas outras que a sucederam, como por exemplo,tais como a árvore dos egípcios, dos babilônios e da sociedade islâmica.

Árvore Sefirótica

No pensamento cabalístico árvore sefirótica é um símbolo dos judeus. Nela são encontradas 10 círculos que são interligados entre si.

Cada um dos círculos ou esferas representam atributos que Deus criou servindo como um caminho no qual os judeus devem seguir no intuito de atingir a sua evolução espiritual.

Pode acontecer de encontrar a árvore sefirótica desenhada de forma invertida, ou seja, suas folhas estão virada para Terra, enquanto que suas raízes estão para o céu. Para os Judeus essa inversão significa a busca de outros acessos para diversos mundos.

Bíblia

No texto bíblico existem passagens que se referem à Árvore da Vida, mas sem explicações muito aprofundados.

Sabe-se que foram criadas por Deus duas árvores no Jardim do Éden.

Uma delas é a árvore do conhecimento do bem e do mal, sendo desta de onde Eva e Adão provaram o fruto pecaminoso.

A árvore da vida é a segunda, criada então por Deus. Ela teria sido colocada no Jardim do Éden antes mesmo da criação de Adão.

Muitos estudiosos afirmam que esta árvore não se destinava a produzir frutos para nutrição, e sim como um símbolo de vida eterna para os humanos.

Babilónia

Na antiga Babilónia haviam alguns textos nos quais as pessoas que se baseavam, sendo que num desses textos estaria citada a localização da árvore da vida.

Dizia-se que essa árvore foi plantada por algumas divindades e suas raízes eram muito profundas tendo os seus ramos atingido o céu.

Ela estava plantada próximo de Eridu e nenhum homem ou mulher poderia entrar visto que o local era guardado a todo instante por guardiões espirituais.

Egito

Os egípcios do antigo Egito tinham uma espécie de lenda em que afirmavam que após a morte do faraó, seria encontrada a Árvore da Vida e dela haveria necessidade de comer seus frutos.

Ao comer dessa árvore, ele poderia se manter firme diante do domínio de Rá, que era o seu pai.

Nativos de Papua

Os nativos de Papua (país localizado na Oceania) acreditam que existe uma Árvore da Vida e que na verdade é uma árvore invisível.

Para esta cultura, as pessoas que já morreram vivem atualmente ao redor desta árvore em uma espécie de descanso, livres e sem nenhuma preocupação, mas não é qualquer pessoa que vive neste local

Somente aquelas que enquanto estavam vivas conduziam a sua vida de forma honesta, sendo assim uma pessoa boa, têm a capacidade de o fazer.

E então, já ficou a conhecer o significado Árvore da Vida e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *