Baphomet

significado baphometO Baphomet, que recebe o nome aportuguesado de Bafomé, é uma criatura meio esquisita pois possui o corpo de pessoa e a cabeça é a de um touro ou bode.

Essa característica visual define um significado específico para o baphomet: A ambivalência. Dessa forma todas as coisas que estiverem relacionadas com as dualidades podem ser indicativas ou estarem associadas com baphomet.

Exemplos, citamos a escuridão e a luz, o céu e a terra, o bem e o mal, o masculino e o feminino, entre outros semelhantes.

Vejamos então qual o significado Baphomet dado em diferentes casos e o seu simbolismo.

Simbolismo e Significado Baphomet

Origem

Não se conhece ao certo a origem de Baphomet, porém o que se sabe é que desde o século X já haviam relatos em textos específicos retratando a sua figura esquisita e enigmática.

Muitos estudiosos tentando compreender a origem acreditam que este esteja atrelado aos deuses pagãos da mitologia.

As figuras lendárias criadas na Grécia, Celta, no Egito e na Índia são estudadas com o intuito de entender a origem de Baphomet.

Representação

Quanto a sua representação, ou seja, a sua forma, Baphomet foi desenhado inicialmente pelo ocultista chamado de Éliphas Lévi.

Na França ele lançou um livro intitulado “Dogma e Ritual de Alta Magia“, no qual havia pela primeira vez a figura dessa criatura.

Ocultismo

Por falar de Éliphas Lévi, um ocultista reconhecido, dentro desse movimento Baphomet é tido como um espírito das trevas.

Dada a sua associação com as ciências ocultas, a figura também é associada a bruxaria, esoterismo, magia e alquimia.

Maçonaria

Para os maçons este é um símbolo da experiência. Isso é explicado quando apenas os mais avançados dentro dessa sociedade secreta atingem a experiência. Neste momento, essa criatura é o símbolo desse estado.

Cristianismo

Para o cristianismo essa criatura é tida como um espírito mal, isso por possuir cabeça diferente da humana, e ainda, chifres.

Templários

A Ordem dos Cavaleiros do Templo, os Templários, tem Baphomet como um deus que é grandemente adorado.

E então, já ficou a conhecer o significado Baphomet e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *