Bode

bode significadoO significado bode pode ser considerado um símbolo com um significado bem variado, por exemplo, para os cristãos a simbologia do bode vem para representar o Satanás.

Tudo porque, há diversas representações de criaturas com cabeça de bode, que foram se associando ao longo do tempo como algo negativo para aqueles que seguem o cristianismo. Além disso, o bode não deixa de ser um símbolo da maçonaria.

Toda essa negativada quanto a figura do bode, começa no juízo final, onde os bodes maus se posicionaram do lado esquerdo. Além disso, o pentagrama quando invertido, vai se assemelhar a cabeça de bode.

As três pontas para baixo vem para retratar a orelha e o focinho desse animal, que representa assim a queda da Santíssima Trindade.

Simbolismo e Significado Bode

Egito

Já no Egito todos os santuários eram erguidos a um deus bode. Esse Deus era conhecido desde os gregos como Deus Pã.

Por esse motivo, o símbolo que o bode tem no Egito é totalmente diferente, sendo algo associado a nobreza.

Astrologia

Já na astrologia chinesa esse símbolo está fortemente associado a timidez, introversão, criatividade e também ao perfeccionismo.

Simbologia Pagã

O bode dentro da simbologia pagã tem como significado a libido, algo bem relacionado a fecundante. Por ser um símbolo pagã era utilizado por diversas culturas dentro de sacrifícios religosos.

Foi ainda na Grécia antiga que o bode começou a ser associado com rituais bíblicos, sempre chamado de demônio ou mesmo tendo forte relação com a feiticeira.

Dentro da comunidade de Israel o bode era um dos animais escolhidos para que todos os pecados fossem ‘’depositados’’, dessa forma, sua cabeça era cortada como forma de remissão dos pecados. Acredita-se que foi desse ritual que o termo bode expiatório começou a ser utilizado.

Leia Mais >  Símbolos de Proteção

Há ainda um ritual antigo que tinha como nome ‘’canto do bode’’. Dentro da mitologia grega Dionísio se transformou em bode em sua fuga para o Egito, quanto o Olimpo acabou sendo atacado por Tífon.

A figura sempre esteve associado ao homem, ou seja, com a possibilidade do bode se transformar em humano e vice-versa.

Curiosidade

Há ainda um termo bem conhecido com a palavra bode, que fica como ‘’bode expiatório’’.

Esse termo é bem utilizado dentro do mundo corporativo, demonstrando que é uma pessoa que acaba fazendo algo que os outros gostariam de fazer, mas como não fazem, acabando fazendo uma projeção ruim de sentimentos.

E então, já ficou a conhecer o significado bode e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *