Borboleta

significado borboletaO significado borboleta é dado inicialmente de forma científica. Dentro do reino animal, esta é um inseto voador pertencente à família dos lepidópteros.

Seu costume é de voar durante o dia, e à noite se abrigam. Na natureza, quer seja no campo ou na cidade, a borboleta é comummente encontrada em um formato padronizado com corpo e duas asas.

O que diferencia uma de outra é o seu tamanho e também a sua cor. Todos estes insetos são fáceis de serem encontrados juntamente as flores, isso porque são delas que retiram o seu alimento.

O néctar presente nas flores e também aqueles liquido que provém da decomposição de frutas e outros vegetais são a sua principal refeição.

A borboleta gosta de migrar durante as quatro estações do ano. Durante o processo de migração voam bastante, e de forma impressionante, ela permanece sem comer durante todo o período migratório.

Assim, conseguem percorrer facilmente quase 2500 km sem se alimentar de nenhum néctar e de nenhum sumo de fruta.

Em sua fase larval, ou seja, enquanto ainda são larvas e não borboletas, elas se alimentam comendo as folhas das plantas nas quais estão hospedadas.

Falar do significado borboleta implica necessariamente incluir esses conhecimentos biológicos, mas outros significados também são aplicados, como veremos na sequência.

A borboleta simboliza a transformação, a natureza, a beleza e também a felicidade de forma geral.

Veremos a partir de agora o significado borboleta e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Borboleta

Estilo de Nado

Quando se fala em significado borboleta também poderemos entender como um estilo de nado, ou seja, um estilo de natação muito utilizado pelos nadadores profissionais ou até mesmo amadores.

Este estilo se configura em nadar com a cabeça totalmente submersa na água colocando o queixo do nadador encostado em seu peito. Vale lembrar que apenas no momento de fazer a respiração é que se levanta a cabeça para fora da água.

Para fazer este nado, o nadador deve estender os seus braços na altura dos ombros colocando-os à frente de sua cabeça. Esses braços são os primeiros que entram na água e devem entrar juntos.

Quanto as pernas, estas devem se movimentar de forma simultânea realizando os impulsos rotineiros da natação.

O nado borboleta é também conhecido em alguns países ou por alguns nadadores como nado golfinho.

Aparelho que Gira

Existe em diversos lugares um aparelho feito geralmente de metal com três ou quatro braços, e que em conjunto este aparelho chega a altura da cintura de uma pessoa de estatura mediana.

É um aparelho giratório que visa contabilizar ou mesmo alinhar, ou igualar, como também organizar a entrada de pessoas nesses lugares.

Os lugares que comummente utilizamos a borboleta são em estações de ônibus ou de metrô, dentro dos ônibus coletivos urbanos, nos estádios de futebol, nos teatros, nas casas de shows, e outros semelhantes.

Borboleta no Japão

Na cultura japonesa o significado borboleta ganhou também uma nova simbologia.

A borboleta no Japão significa a mulher, e isso é explicado pela graciosidade e também pela rapidez que ambas possuem.

Felicidade no Casamento

Em alguns países também são utilizadas duas borboletas, e nesse caso querem representar, ao mesmo tempo que desejar, a felicidade em um relacionamento de casamento.

Morte

Uma simbologia também encontrada em diversos países relaciona a borboleta ao estado de morte. Na verdade, significa o prenúncio da morte de alguma pessoa muito próxima.

Essa interpretação é dada simplesmente por associar este inseto com sua habilidade de viajar muito em migração por quase 2500 kms sem sequer fazer uma parada para se alimentar.

Mitologia Grega

Para a mitologia grega a alma passa por uma fase de personificação. Esta é simbolizada por uma mulher que possui as duas asas da borboleta.

A explicação para isso vem da cultura popular: As pessoas acreditam que o espírito de alguém toma a forma de borboleta e sai do corpo quando este perde a vida.

Deus do Fogo

Eram os povos pré-colombianos, especialmente os Maias e os Astecas que diziam ser a borboleta o Deus do Fogo. Esses povos chamavam de Xiutecutli ou de Huehueteotl esse Deus.

Ela representa o fôlego de vida quando deixa o corpo em quem está falecendo.

Simbologia Cristã e Irlandesa

Tanto para as crianças cristãs e na mitologia irlandesa, a borboleta é a alma longe do corpo material quando este já perdeu o fôlego de vida.

E então, já ficou a conhecer o significado borboleta e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *