Caveira

significado caveiraO significado caveira de modo geral pode significar uma transformação com o início de uma nova fase. Indica também estados de transição e de mortalidade.

O desenho de uma caveira pode indicar muitos significados, dentre eles efeitos negativos, perigo, morte, transformações na vida e até mesmo evidenciar festas tradicionais, entre muitos outros.

Veremos a partir de agora o significado caveira e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Caveira

Ciência

Para a ciência, a caveira significa um conjunto de ossos que formam a face e todo o crânio de um ser humano ou animal.

É dentro dela onde fica guardado o cérebro que comanda todas as sensações que movimentam as pessoas e também dos animais. É dessa forma, encontrada nela o centro de comando do corpo.

Alquimia

Os alquimistas quando realizavam operações de transmutação geralmente utilizavam do crânio como forma de receptáculos.

Troféu

Algumas tribos e culturas antigas, como os Maoris, utilizavam as caveiras como troféus. Geralmente os guerreiros quando em guerra matavam seus adversários e cortavam suas cabeças.

Essas cabeças se transformavam em caveiras que eram guardadas como em coleção sendo exibidas na forma de troféu e também para intimidar os demais adversários.

Também nesse mesmo sentido, os caçadores costumam cortar a cabeça das suas caças e guardam as caveiras no intuito de pegar para si todos os atributos do animal caçado.

Oferenda

Em tempos antigos era muito frequente a utilização das cabeças e suas caveiras como forma de oferenda aos deuses, em forma de sacrifícios.

Ainda nos dias atuais é possível encontrar grupos de caçadores que agem do mesmo modo: Às vezes podem ser as oferendas ou simplesmente presentear alguém ou guardar como prova de sua bravura.

Morte

A caveira também comumente é associada com as questões relativas à morte. Por esta razão seu uso pode indicar um possível perigo e demais situações que conduzam efeitos negativos às pessoas e aos animais.

Como exemplo, cita-se as substâncias tóxicas, como o veneno, ou os choques elétricos que podem causar problema capazes o suficiente de tirar a vida de pessoas ou animais.

Nesse mesmo sentido, a caveira é indicativa de uma mudança na vida, representando a chegada de um novo ciclo ou fase.

Bandeira Pirata

Quando se tem uma imagem de caveira que existem dois ossos cruzados sobre ela é indicativo da bandeira dos piratas, que eram comummente conhecidos também como Jolly Rogers.

Cada navio possuía a sua bandeira, mas sempre com o desenho básico da caveira cruzada.

A ideia era indicar que ali havia um pirata e assim causar medo os tripulantes das demais embarcações. Era assim a indicação de que haveria um ataque caso alguém cruzasse com o barco da Bandeira pirata.

Faca na Caveira

O desenho de uma caveira com uma faca é popularmente conhecido como “faca na caveira” e remete para o símbolo da Brigada de Operações Policiais Especiais, o BOPE.

Nesse sentido, a caveira tem três simbolizações: A inteligência e o conhecimento, e também a morte. Por sua vez, a faca cravada nela indica a ousadia da pessoa incumbida de uma missão.

De um modo geral a faca na caveira significa a capacidade das pessoas de superar diversas situações.

Espiritualismo

Algumas culturas mais antigas e afastadas da modernidade tendem a associar a caveira com o espiritualismo, em especial a renovação do espírito.

São feitos diversos rituais para celebrar a porta que se abre para que o indivíduo adentre universos superiores.

Caveira Mexicana

No México é comemorado o Dia dos Mortos entre 31 de Outubro a 2 de Novembro de todos os anos.

Segundo a cultura, os que já faleceram retornam ao mundo dos vivos justamente nesta época para fazer uma visita aos seus familiares.

Assim os familiares que permanecem vivos recebem seus entes mortos utilizando a caveira mexicana, que pode ser uma máscara, tatuagem ou uma maquiagem.

A ideia nisso não é apenas representar a morte, mas também receber e homenagear os entes queridos falecidos como uma forma de comprovar que a morte é parte da vida.

O Dia dos Mortos é celebrado com muita festa, música, apresentações culturais e doces, sendo que estes últimos são os mais procurados pelas crianças.

Dessa forma, a caveira mexicana é um símbolo das mais badaladas e tradicionais festas representativas da cultura mexicana.

E então, já ficou a conhecer o significado caveira e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Símbolo do Infinito

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *